segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

PROCEDIMENTO DA COMUNIDADE 2008

REGRAS DA CASA rev12/2007

1º) PARA ENTRAR:
Ter autorização do GUIA CHEFE, comunicar essa autorização a Coordenadora Geral (Marina). Providenciar também com antecedência o uniforme da Comunidade, cujo avental e a toalha de cabeça deverão ser padrão geral da casa.

2º) UNIFORME
Fazem parte do uniforme além do avental e toalha de cabeça, calça e camiseta, tudo dever ser branco, peças íntimas podem ser branco ou cor da pele, fica a critério do médium. A roupa branca deve ser usada somente no templo. É proibido o uso do uniforme para outros fins que não o culto. O uniforme deve sempre ser lavado separadamente das outras roupas. Na gira de esquerda é dado o direito de uso de uma camisa vermelha e somente ela, portanto não insista.

3º) PRECEITO
O preceito é de grande importância e deve ser obedecido com muitíssimo rigor, o médium deve 24 horas antes de cada sessão abster-se de bebidas alcoólicas de qualquer tipo ou espécie, ficar atentos para não consumir doces ou sólidos que contenham bebidas deste tipo, pois o álcool além de provocar alterações no campo vibratório ainda exerce grande atração sobre espíritos inferiores.
Deverá também abster-se, 24 horas antes de todas as sessões:
1. de todo e qualquer tipo de carne vermelha e derivados diretos da mesma, pois neles ainda residem restos de vibrações negativas resultantes da morte animal;
2. de relações sexuais ou íntimas com quem quer que seja, devido ao fato de em relacionamentos íntimos haver uma troca de vibrações entre as partes, e o médium nas sessões deve estar com a sua vibração original, principalmente para a incorporação.
Procura-se no dia evitar a entrada em bares, hospitais, cemitérios, presídios e etc.
O médium deve ter bons pensamentos e evitar brigas, discussões, atritos e enfim, tudo o que possa vir a prejudicá-lo em sua concentração na hora dos trabalhos.

4º) O PREPARO
Todo médium deverá chegar na casa com 20 minutos de antecedência do inicio da Sessão, se o médium pôr motivo de força maior não conseguir chegar até a saudação do Sr Tranca Ruas o mesmo deve aguardar trocado no banco e esperar que seja autorizado sua entrada.
No dia da sessão, o médium deverá tomar o banho de defesa e fixação estabelecido pela casa. Especificamente nas giras destinadas à esquerda o banho deverá ser feito das ervas de Exú, que se encontra na apostila de ervas. Todos os banhos devem ser sempre jogados do pescoço para baixo, a não ser quanto o guia determinar diferente.

5º) A CHEGADA
1. Ao chegar no templo o médium deve passar pelo Assentamento(este encontra-se em frente a porta principal);
2. Acender as velas, para os guias e orixás no Cruzeiro. Depois deverá dirigir-se ao Reino (local destinado aos Exus), onde deverá saudar a esquerda – Essa saudação é feita da seguinte forma: com as mãos em posição de palmas, bate-se a mão direita sobre a esquerda três vezes (pronunciando a frase Laroiê Exú) e depois a mão esquerda sobre a direita três vezes(pronunciando a frase Exú Emogibá), em seguida entrelace os dedos e envergar-se as mãos para baixo(pronunciando saudação, que pode ser: Salve Sr.Tranca Rua das Almas, todos os Exus, Pomba Giras, Mirins e todo o Povo da Encruzilhada)
3. Deverá postar-se diante da porta de entrada destinadas aos mediuns do salão, onde antes de entrar vai cruzar o chão com a palma da mão voltada para cima em formato de cruz, dizendo: POR ZAMBI, POR OXALÁ E POR IFÁ. E só então entrar.

6º) COMPORTAMENTO.
O médium ao trocar de roupa " Após a troca não se deve fumar e nem conversar em tom alto e não fazer brincadeiras que causem transtornos aos médiuns".
O mesmo coloca-se, a partir do momento de sua entrada no templo, no local que já lhe fora determinado e desde já inicia sua concentração. É proibido a partir deste momento o contato com os assistentes e as conversar na corrente, que já está sendo formada. Aos que tem a tarefa de cambonar, que fique bem claro, que todas as entidades devem ser tratadas e servidas da mesma forma, sempre com muito respeito e humildade, sem distinção ou diferença de espécie alguma, principalmente no que se referir ao “Cavalo”. Sempre deixando problemas particulares e pessoais do portão para fora, pois no templo não há parentes, amigos ou inimigos, aqui somos todos irmãos. Qualquer tipo de problema ou dúvida deve ser comunicada à Coordenadora Geral, pois só ela, deverá levar ao chefe dos trabalhos, junto a diretoria, para decidir ou resolvê-los. Em caso de faltas, o médium deverá, na medida do possível comunicá-las com antecedência.

7º) NORMAS
1.Retirar qualquer objeto que possa atrapalhar sua incorporação como anéis, pulseiras, objetos, pois eles anulam a circulação de energia.
2.Bater cabeça e saudar a todos os Orixás pedindo a cada um a proteção e efetuar a Saudação Oral e Corporal de cada linha.
3.Procurar a pessoa escolhida para que você seja cruzado com pemba ou o Dirigente da casa.
4.Auxiliar os Ogans no andamento dos trabalhos cantando os pontos e auxiliando os Cambonos da casa.
5.Ao se defumar deve-se primeiro limpar as guias e depois o médium girando para direita.
6.Pede-se bença para a pessoa que está te cruzando em sinal de agradecimento a ela pela proteção que lhe está lhe concedendo.
7.Pede-se bença ao chegar a casa para o Dirigente assim como de todos os seus guias em sinal de agradecimento e para firmar seu compromisso de Filho da Casa.
8.Toda a vez que se manifestar (incorporar) uma entidade do Dirigente, todos devem abaixar e bater cabeça na toalha em sinal de respeito as entidades de comando e proteção da casa, o mesmo ocorre quando a entidade vai embora (desincorporação) .
10.Sempre nas festas e comemorações em geral, todas as oferendas( alimentos, bebidas) devem ser apresentadas ao guia chefe da casa para que abençoe aquela oferenda, serve-se então a todos os guias e para a assistência.

8º) TRABALHOS DA CASA
Trabalhamos na Umbanda Raiz estabelecida em 15 de Novembro de 1908 pôr seu Fundador Zélio Fernandino de Moraes médium do Caboclo das Sete Encruzilhadas, pôr isso Umbanda de Primado que significa primeira.
1. Não efetuamos matanças e nem utilizamos de carne crua e sangue em nossos trabalhos espirituais;
2. Não incorporamos os Orixás, mas sim espíritos que trabalham em seu nome;
3. Não fazemos trabalhos de amarração e de baixa magia para pessoas gananciosas e mesquinhas.
4. Praticamos sim a caridade através dos espíritos para que possamos alcançar todos a evolução.

9º) SR.AS E SRTAS
É dado o direito a todas as mulheres durante o período menstrual, ficar fora da linha de incorporação, nas giras de Esquerda é proibido a incorporação nesse período.

10º) ENTREGA MENSAL
Mensalmente todo médium deve oferecer ao povo da esquerda uma entrega, esta entrega é determinada pelo GUIA CHEFE. Saiba que sempre que se manusear materiais, entregas, objetos e utensílios de esquerda, o médium deve, logo após retira a vibração das mãos, isso pode ser feito esfregando alguma erva usada por caboclo e pretos-velhos( arruda, guiné, tapete de Oxalá, etc)

11º) DEVERES.
São muitos os deveres de um bom médium, entre esses deveres vamos enumerar alguns: Ter assiduidade, quer dizer, participar se possível de todos os trabalhos. RESPEITAR A HIERARQUIA E TER DISCIPLINA É SINÔNIMO DE UM BOM FILHO DE UMBANDA. Mensalmente é recolhida uma taxa de todos os médiuns no valor de R$30,00 ( Trinta Reais), a ser pago até o dia 10 de cada mês, que tem a finalidade de cobrir as despesas com mat.de limpeza, taxas, impostos . No caso de impossibilidade por parte do médium ou de atraso no pagamento, este deve comunicar o fato à Coordenadora Geral, com antecedência.
A Comunidade recruta seus médiuns para todos os eventos a serem realizados, e todo médium deve dentro do possível participar.
O intuito desse folheto e apenas de direcionar todos os filhos para o mesmo sentido de trabalho e como em toda a organização deve-se ter regras, e para que possamos ter ordem é preciso segui-las certos de sua compreensão.
Havendo necessidade este folheto pode sofrer mudanças conforme a necessidade da casa.
Estou ciente do meus direitos e deveres e declaro Ter recebido e lido esse termo.


Marina Paiva
(coordenadora geral)
COMUNIDADE DE UMBANDA SÃO SEBASTIÃO

Musicas de Umbanda

MAPA DE COMO CHEGAR A COMUNIDADE DE UMBANDA

Indicação de Livros Umbandistas

Indicação de Livros Umbandistas
Sandro da Costa Mattos

Obrigação a Oxum e Batizado 2009