sexta-feira, 12 de outubro de 2007

BATISMO

Temos que ter em mente que o batismo significa o recomeço o acordar para a religião em que você se propõem a seguir e a adorar.
Sabemos que o Batismo é algo sagrado e imutável tão sagrado que em nossa Comunidade é reconhecido que o primeiro Batismo na Umbanda será sempre o seu primeiro o seu laço com suas entidades, mas alem do Batismo também temos a cerimonia de confirmação que é a que fortalece esse laço da mesma forma que a primeira, se escolhe um ou mais padrinhos e madrinhas para tal cerimonia que serão testemunhas encarnadas alem do Guia Chefe que irá presenciar tal acontecimento.
Alguns preceitos devem ser seguidos para que possamos estar preparados de corpo e alma para tal cerimonia.

· Na semana anterior a do dia do batismo 7 dias antes devemos acender um vela de sete dias para Oxalá para que nos prepare para a cerimonia e ilumine nosso Ori (cabeça);

· Durante a semana deve-se evitar ambientes carregados e uso de roupas escuras, sempre pense em coisas agradáveis e alegres faça dessa semana a sua melhor semana.


· Devemos nos sete dias anteriores ao do Batismo tomar banho de Tapete de Oxalá (boldo) de cabeça e corpo para mantermos o equilíbrio do espírito.

· No dia da cerimonia devemos providenciar uma Toalha Branca sem desenhos ou estampas, caso saiba seu Orixá de cabeça é permitido colocar fita da cor do Orixá * (conforme cores designadas pelo primado de Umbanda ) sem exageros essa toalha não é usado nas giras apenas nos trabalhos de Cachoeira e Praia.


· No dia da cerimonia devemos providenciar uma Vela Branca simples de Batismo.






Cerimonia de Batismo

A PEMBA: Representa Oxalá nosso grande Orixá, divindade sincretizada por nós como Jesus Cristo no qual foi crucificado e com essa pemba é que seremos cruzados confirmando com este símbolo sinal cristão, da acolhida deste filho à Família Umbandista.
(SARAVÁ PAI Oxalá)
Tremeu Umbanda, Tremeu;
Tremeu tudo o que havia;
Só não tremeu Jesus ó meu Pai;
Que é filho da virgem Maria

INCENSO: Representa a energias de proteção e de irradiação luminosa nele pedimos a Iansã senhora dos ventos que leve o aroma das sagradas ervas a todos o lugares que andastes o protegendo de todo o mal e ultrapassando as dificuldades da vida.
(SARAVÁ Iansã)
Ventou mas que ventania;
Ventou mas que ventania;
Iansã é nossa Mãe Iemanjá é nossa guia;
Iansã é nossa Mãe Iemanjá é nossa guia.
SAL: Em nome de Ogum senhor dos caminhos e das batalhas o sal que representa a proteção que lhe será dada durante sua vida pelo plano espiritual; representa ainda a terra e sua prosperidade e o crescimento de suas plantações interiores; a preservação da vida;
(SARAVÁ Ogum)
Ele venceu a guerra;
Ele tocou clarim;
Sua falange inteira;
Foi comandada assim;
Salve Ogum Iara;
Salve Ogum Megê;
Salve Ogum Sete Espadas;
Oi salve Ogum de Naruê



FOGO: Representa Xangô Senhor do Som e da Justiça Divina essa chama de justiça acendera em seu coração na proteção dos menos aflitos o testemunho dos presentes à sua nova vida dentro dos princípios Cristãos da Umbanda, representa ainda a luz interior de cada um de nós, luz a ser desvelada para que cheguemos a Deus.
(SARAVÁ Xangô)
Pedra rolou Pai Xangô;
Lá nas Pedreiras;
Afirma o ponto meu Pai;
Na cachoeira;
Tenho meu corpo fechado ;
Xangô é meu protetor;
Afirma ponto meu filho;
Pai de Cabeça Chegou.


DENDÊ : Nesse domínio reina Oxossi Senhor das Matas Guardião dessa Comunidade, sobre a ordem do Cacique Pena Branca lhe é preparado. Cuja unção significa as bênçãos do PAI sobre seu FILHOS . A consagração desses filhos às entidades da Umbanda e a sua distinção entre os homens. Pois a partir de agora eles são membros da Grande Família Universal Umbandista.
(SARAVÁ OXOSSI)
O viva Oxossi oe meu São Sebastião;
Oxossi é o Rei das Matas caçador lá do sertão;(bis)
Oi caçador da beira do caminho do caminho;
Mas não me mate coral nas estrada;
Ela abandono seu jacutá meu Deus do céu;
Ao romper da madrugada oi caçador
.


ÁGUA: Nesse domínio reina Iemanjá, Oxum e Nanã senhora das águas sagradas, que são as grandes Mães geradoras onde tudo é criado. Diante dessa cachoeira limpe as impureza que eu tenha e prepare meu coração durante minha jornada me tornando digno de ser Umbandista pois a aguá é a purificação Espírito, mente e corpo.
(SARAVÁ Oxum, SARAVÁ Iemanjá, SARAVÁ Nanã).
Hoje é dia de Nossa Senhora;
De Nossa Mãe Iemanjá;
Calunga eeeea, calunga aaaaa;
Brilha as estrelas nos Céu;
Também brincam os peixinhos no Mar.
Atraca atraca que ai vem Nanã ueeee;
Atraca atraca que ai vem Nanã ueeee;
É Nanã é Oxum é que vem saravá ee;
É Nanã é Oxum é que vem trabalhar uee.


E Finalmente a Obaluâe a bondade e o carinho dos teus velhos espíritos venha a doutrinar esse filho no caminho do bem e da responsabilidade com ele pedimos aos padrinhos que intercedam sempre em tudo o que achares errado em seu filho aqui consagrado por todos nós e pela Sagrada Umbanda eu forma de agradecimento peço sua Benção meu Padrinho e Madrinha juro te respeitar e seguir seus conselhos por toda a minha vida.
(SARAVÁ Obaluâe)
Meu Pai Oxalá é o Rei venha me vale
E o velho Omulu atoto Abaluae
Atoto Abaluae, atoto Babá
Atoto Abaluae, atoto é de Orixá
.







As pétalas de rosa branca representam também nossa Mamãe Oxum que diante de seus olhos se manifesta nessa cachoeira e lhes dá a benção, ao se banhar nessas águas podemos ter certeza que estaremos sentindo seu abraço e seu carinho por todos nós
Eu vi mamãe nas cachoeiras;
Sentada na beira do rio;
Colhendo lírio lírio ue;
Colhendo lírio lírio ua;
Colhendo lírio para enfeitar nosso congá



Que lindo Batizado la no Rio de Jordão;
João batiza Cristo;
Cristo batiza João.
Coroa minha coroa;
Que Jesus me deu minha coroa;
Coroa esse filho minha coroa pelo amor de Deus minha coroa.
Saudação as Sete Linhas

Quando os Caboclos
Trazem as folhas da Jurema
E os Pretos Velhos
Trazem arruda e guiné
Eles vem trabalhar>
Na Lei de Umbanda>
Tem licença de Aruanda>
Pra salvar a quem tem fé>bis
O sabiá canta alegre na palmeira
E Xangô lá da pedreira
Os seus filhos vem saudar
Meu Pai Ogum >
Empunhando a sua espada >
Manda um toque de alvorada >
Toda linha vai chegar >bis


EM NOME DE ZAMBI, OXALÁ E IFÁ MEUS IRMÃOS SEJAM BEM VINDOS A COMUNIDADE NÃO COMO MEDIUNS MAS COMO FILHOS DA CASA FIRMADOS PELA PEMBA, PELA TOALHA E A CABEÇA
UM AXÉ A TODOS

8 comentários:

  1. Olha não entendi direito como é o batizado então quer dizer se não for batizado não é umbandista de verdade

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber mais sobre o batismo...
    se possivel for me indique uma casa em são paulo onde possa conhecer um cerimonia de batismo.
    desde ja agradeço.
    e-mail para contato joyce_colmenero@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu sou Amara Iza, e a pouco deixei umas dúvidas pra vocês me responderem ,mas não deixei meu email. Aqui está:
    amaraizagf.silva@hotmail.com
    Muito agradecida. Que Deus abençôe a todos.

    ResponderExcluir
  4. Isaias Pinto - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - UMBANDA12 de maio de 2010 às 07:18

    SARAVÁ FRATERNO A TODOS AMIGOS UMBANDISTAS BATIZADOS E AINDA NÃO BATIZADAOS.

    NASCEI NO SEIO DA UMBANDA E KARDECISMO, FUI INICIADO COMO M´DEIUM AOS MEUS 12/13 ANOS. FUI BATIZADO NAQUELA ÉPOCA, E CONFIRMADO ANOS DEPOIS COM A CHEGADA DE MEUS PADRINHOS ENCARNADOS E CONFIRMAÇÃO DOS ORIXÁS QUE ME APADRINHAM "OGUM E IEMANJÁ". ACREDITO QUE UMBANDISTA É AQUELE QUE TEM A VERDADE, CONDUTA E A INTENÇÃO. PORÉM DEVEMOS SIM RESPEITAR ESSE PRECEITO SAGRADO E PROCURAR CHEGAR ATÉ ELE, MAS RESPEITANDO SUA CASA. "IMAGINE UM FILHO DE UMA CASA , SER BATISADO EM OUTRA SEM MESMO CONHECE-LA REALMENTE". BATISMO PARA MIM SERIA MOSTRAR-SE EM CONFIRMAÇÃO A MISSÃO COM DEUS E A ESPIRITUALIDADE DE LUZ. PORÉM TENHO COMO CERTEZA QUE NADA ADIANTA UM BATISMO SE O BATIZADO NÃO TER CONDUTA, NÃO TER COMPROMETIMENTO, NÃO RESPEITAR A DEUS, COBRAR POR ATENDIMENTOS, MENTIR , ENGANAR , MISTIFICAR, NÃO PREGAR E NEM EXERCITAR O AMOR E CARIDADE. UMBANDA É AMOR , UMBANDA É LUZ , UMBANDA É VIDA , E COMO VIDA NUNCA PODERÁ SER VENDIDA. ONDE HOUVER COBRANÇAS NÃO HAVERÁ CARIDADE. ISAIAS PINTO - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - MÉDIUM - ESTUDIOSOS E PESQUISADOR UMBANDA SAGRADA. email: isaiaspinto@uol.com.br

    ********************************************

    ResponderExcluir
  5. oi gente eu sou stefani tenho 16 anos e eu sou do sentro de unbanda faz 3 anos que eu sou unbandista eu gosto muito e ja tem taram me tira mais não com seguiu pq eu estou com oxala e com meus guias de luz bom e so
    stefyfk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. oi eu sou lucas eu tenho 11 anos e adoro centro da umbanda eu sou unbandista faz 2 anos e adoro muito eu gosto de conversa com os guias e adoro servi eles e adoro meus pais de cabeça e adoro oxala e e muito bom quem não freqüenta deveria freqüenta.
    email:lucasgon1999@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. TENHO MUITA VONTADE DE ME BATIZAR NA UMBANDA E SEGUIR TODOS OS PRECEITOS NUNCA ME ENCONTREI EM RELIGIAO NENHUMA + SEMPRE ACREDITEI NO ESPIRITISMO TENHO MUITAS PESSOAS DA MINHA FAMILIA Q SAO ESPIRITAS TANTO NA UMBANDA COMO CANDONBLÉ. EU ME IDENTIFIQUEI MUITO COM A UMBANDA TENHO MUITAS DUVIDAS E PERGUNTAS SEM RESPOSTAS. SEI QUE TENHO UMA CABOCLA A JUPIRA SOU FILHA DE IANSA COM OXOSSI E DE OXUM. TENHO UMA ERÊ BEATRIZ UMA POMBA GIRA CIGANA IRIS UMA POMBA GIRA ROSA DOS VENTOS E MEU ORIXA PROTETOR ATE ONDE SEI É ABALUAYÊ. PRECISO MUITO DE AJUDA ALGUEM QUE ME GUIE TENHO MUITA VONTADE DE ENCORPORAR MINHAS ENTIDADES SE É ASSIM QUE SE CHAMA MAS NAO CONSIGO. PRECISO DE AJUDA. MEU EMAIL É: KIKA458@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  8. Postem sobre os banhos com pétalas de rosas, seria bem legal.
    Anônimo

    ResponderExcluir

Ola deixe seu nome e cidade e e-mail para futuras resposta suas duvidas

Musicas de Umbanda

MAPA DE COMO CHEGAR A COMUNIDADE DE UMBANDA

Indicação de Livros Umbandistas

Indicação de Livros Umbandistas
Sandro da Costa Mattos

Obrigação a Oxum e Batizado 2009