quinta-feira, 17 de julho de 2008

Firmeza da Tronqueira

Firmeza da tronqueira

Muitos são, os que chegam em um templo de Umbanda e se melindram, se assustam com as firmezas existentes na porta. Aquelas casinhas, conhecidas como tronqueiras, que tem como finalidade o assentamento das forças dos nossos exús e pombagiras.

A tronqueira é um recurso maravilhoso, colocado pelo astral em prol dos templos de Umbanda, que recebem os assistidos, na sua grande maioria, com seres trevosos à atormentá-los.

Este recurso, é no templo, um ponto de força, onde está firmado (ativado) o poder dos guardiões que militam em dimensões à nossa esquerda.

O ponto de força funciona como pára-raios, é um portal que impede as forças hostis se servirem do ambiente religioso de forma deturpada.

No astral, os exús e pombagiras, utilizam-se dos elementos dispostos na tronqueira para beneficiar os trabalhos que são realizados dentro do templo.

Com estes elementos, estes abnegados servidores da luz, anulam forças negativas, recolhem e encaminham seres trevosos, abrem caminhos, protegem, etc...

Dentro de uma tronqueira encontramos vários tipos de ferramentas (instrumentos mágicos), como tridentes, punhais, pedras, ervas, velas, bebidas, etc... cada instrumento com sua finalidade específica e tanto os exús quanto as pomba giras ativam seus mistérios nestes elementos com a finalidade de realizarem seus trabalhos espirituais.

É importante que os médiuns e os assistidos saibam da importância de uma tronqueira e que todos saibam que este ponto de força está sobre as ordens da Lei Maior.

Quando alguém deturpa este ponto de força, usando-o de forma negativa, este se torna um portal negativo. Este tipo de procedimento não é da Umbanda e sim de seitas que muitas vezes se utilizam do nome de nossa religião.

Devemos saudá-los, de forma respeitosa quando adentramos nos templos. Qualquer um pode se servir do poder desses guardiães, acenda uma vela e peça proteção e auxílio e receberá. Eles estão a serviço do Bem, da Lei Maior.

Na COMUNIDADE DE UMBANDA SÃO SEBASTIÃO realizamos a firmeza na tronqueira sempre nas sexta-feira que é o dia de maior circulação de energia dentro da casa, o que não quer dizer que seja proibido aceder nos demais dias.

Toda a casa pode ter um tronqueira sem mesmo o dono dela seja mediun esse é um procedimento normal que todos podem invocar a qualquer hora ou dia , tomando sempre algumas precauções que mantem o ambiente livre de larvas astrais e quiumbas (espíritos sem luz)


Como se faz uma tronqueira, existem muitas formas bonitas de fazer, mas como somos e pregamos a humildade a mais comum são apenas alguns blocos e uma telha ou qualquer coisa que não seja inflamável para cobrir a casinha dos exus vamos falar assim





não é necessário ponto de ferro ou ferramenta firmada e nem imagens essa foto é meramente ilustrativa e para que tenhamos uma idéia da simplicidade agora passaremos a forma de preparação após a estrutura esteja pronta.

Obs:.

A) a mesma deve ficar a esquerda de quem entra a casa do médium ou pessoa que a construiu em caso não seja possível ele será feita do lado que for mais apropriado a frente da casa pode ser tampada se assim o desejar.
B) Em caso de apartamento podemos firmar exclusivamente na quartinha sem a necessidade de fazer a casinha daí segue os passos correspondentes.

1º) a mesma deve esta totalmente limpa de qualquer resíduo;

2º) antes de iniciar as firmezas deve-se fazer um uma limpeza com folha de manga, mamona, pimenta ou espada da mesma forma que é feito o banho de uso mediúnico só que despejado na casa para que retire se ainda houver alguma energia retida;

3º) deve se após estar seca ser firmado o ponto de Exu dentro da casinha com Pemba Vermelha ou Branca não se deve utilizar de maneira nenhuma a Pemba Preta em cultos de Umbanda, caso você ainda não tenha o Ponto ou você não seja Médium você deve utilizar o ponto cabalístico abaixo que representa a Energia Originaria da linha dos Exus.






o garfo representa a Cruz de Cristo com os Braços voltados pra cima implorando o perdão de Zambi (Deus), a reta cruzando o garfo representa a ligação que ele tem direta com o Elemento Terra linha dos Mortos ou Desencarnados, essa linha curva cruzando o garfo representa a manifestação entre o Bem e o Mau dependendo da forma que você os invocou, representa também que mesmo sendo seu guardião o mesmo braço que te escora e te levanta pode te botar pra baixo ou te derrubar isso só depende de uma coisa a sua consciência.


4º) você em seguida acende uma vela vermelha em cima do ponto para Ogum pedindo que ele sendo também chefe da linha da esquerda sempre guarde os protetores daquela firmeza junto com a velas que você pretende acender caso não saiba ainda o que deve acender você pode fazer da seguinte maneira duas velas vermelhas e um preta sempre a de Ogum acima e as demais abaixo formando uma seqüência:

a) a primeira representa seu Exu Guardião seu escora;
b) a segunda representa sua Pomba Gira sua alto estima seu bem querer;
c) a terceira representa seu Exu Mirim o seu sentimento interior que as vezes está repreendido porem ele esta lá.

5º) a bebida deve ser colocada em uma quartinha de barro respeitando a seguinte ordem

a) quartinha com aba só pode ser usada para Pomba Gira;
b) quartinha sem aba é pra ser colocado a bebida do exu e exu mirim, porem você tambem pode colocar também a bebida da Pomba Gira.

6º) o charuto ou cigarro você pode colocar de pé quando der;

7º) você pode fazer caso queira a obrigação de esquerda mensal respeitando que após 24 horas a obrigação deve ser retirada do local e feito a limpeza novamente.

84 comentários:

  1. Olá,adorei o esclareimento mais qualquer qualidade de exú pode ser firmada dentro de casa?

    ResponderExcluir
  2. sim isso independe do exu e esse ensinamento é meramente basico a alguns exus que exigem mais coisa mas como inicio isso via fazer a diferença em sua casa

    ResponderExcluir
  3. O único local possível em minha casa é do lado direito onde tem um corredor na entrada da casa próximo ao portão da rua. existem algum problema?

    Exus e Pomba-Gira das Almas necessitam mais algum material para a tronqueira?

    ResponderExcluir
  4. olha muito bem explicado,parabens, eu apenas nao concordo com a explicaçao do tridente ser uma cruz, com os braços pra cima pedindo perdao, mas isso é minha opniao, axé para todos e parabens !!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. ao primeiro anonimo que perguntou sim pode ser assentado o exu do lado esquerdo nó seres humanos damos a devida importancia a lado eles não inclusive em nossa Comunidade ele é assentado na direita do lado do terreiro

    ResponderExcluir
  7. sim é muito difícil entender o real significado do tridente netuno o grande rei dos mares ja utilizava tal ferramenta e nem por isso ele era um exu essa explicação é dada por nosso Exu Tranca Rua das almas e nós apenas obedecemos não questionamos o que foi falado, essa matéria é para esclarecer os que tem pouco ou nenhum conhecimento não é pra bater de frente com nenhuma vertente que a Umbanda se apresenta

    Um grande axé

    ResponderExcluir
  8. Ola Catia gostei de sua atitude gosto de comentar com pessoas que dão pelo menos o nome fica meio vago a mensagem, bom se vc é medium praticante em que sentido não posso passar nada pra vc sendo vc integrante de outra casa porque estaria passando por cima de outra pessoa a qual tem responsabilidade sobre seu ori xato isso não concorda, se caso que trabalha por conta própria sozinha a primeira coisa que deveria ter feito seria essa firmeza antes de mais nada o assentamento acima de tudo tem que ser feito com axé e amor não adianta de nada ter quartinha se não estiver com amor no que se deseja.

    Explique melhor como vc trabalha que dai poderei te guiar melhor em algum sentido

    grato axé

    ResponderExcluir
  9. Eu trabalho sózinha em minha casa, porém num barracão que tem no meu quintal.
    Havia em mim, uma vontade muito grande de saber como firmar uma tronqueira, apesar de não dar consultas pra ninguém; exceto pessoas de minha família e 3 vizinhas minhas que me procuraram a algum tempo.
    Fiquei maravilhada e agradecida por demais a criatura maravilhosa, que colocou estes ensinamentos de como fazer uma tronqueira.
    Só estou em dúvida quanto a vela preta. É necessário mesmo acendê-la? Qual entidade ela representa? Pois se a primeira como dizes é do meu exu guardião, a segunda é da pomba gira, então a dela é preta? a outra vermelha é do exu mirim, é isso mesmo que entendí?
    Desculpe, mas é que sou leiga no assunto e sinceramente, estou feliz mas um pouco preocupada de fazer as coisas erradas.
    Se puder, por favor, me responda minhas dúvidas.
    De antemão agradeço e axé pra todos.
    Um abraço fraterno.
    Amara Iza - Goiânia - Go.

    ResponderExcluir
  10. foi exatamente isso que eu quiz provocar nas pessoas quando postei esse artigo foi dar a quem nao tem acesso um pouco de conhecimento que as vezes as pessoas escondem nao e meu caso como dirigente passo de bom grado a todos que queiram fazer na realidade a cor da vela é uma forma de vibração que ativa as energias da esquerda nao são so estas, esta provado que o azul escuro ,rubro e ate o amarelo tb fazer essa ativação desse portal vamos dizer assim e eu tenho alem da parte teorica uma maneira de pensar que ate no mais escuro do elementos pode ter luz em geral são necessario duas cores ou dois polos pra que se ative o portal dos exus por isso uso preto e vermelho entenda como polaridade nao simplesmente porque a entidade quer, eles nao dizem mas fazem sim instintivamente

    ResponderExcluir
  11. quando se acende uma vela p/exu porque ela deita dizzem que esse tipo de exu so recebe vela deitada que tipo de exu e esse presiso saber obrigado.

    e-mail:camposmachadoroberto@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. A vela é um ponto de força ivocar elas tb é um mistério não conheço o que vc relatou mesmo porque a vela é alem de tudo um ponto de ligação de luz entre vc e a entidade sei de exus que fazem isso mas quando incorporados mas em assentamento ou obrigações realmente não sei espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  13. poderia me explicar como se faz tronqueira na quartinha gostaria de saber obrigado , gostaria de saber que tipo de exu quando incorporado aceitam velas deitada quando faço uma troqueira ela deita ja falaram quando faço obrigaçao p/ exu ela deita eu teria que deixar deitada

    ResponderExcluir
  14. olá,eu queria saber se pode também ascender so a vela colocar a bebida e seu charuto como firmeza do guardião que trabalho,mas tbm posso fazer uma ativação de força para os esxus guardarem a porta ? qual exu ?,tem perigo de zombeteiros se entrometerem na firmeza ? desde já agradeço obrigado.. axé!

    ResponderExcluir
  15. campos machado resposta eu indico aos mediuns da casa uso de apenas no caso de Pomba-gira a bebida ultilizada ou em alguns casos agua pura e simples o que indica o segunda opção limpeza fluidica de algum ambiente pode se usar moedas douradas tb pra imantar a agua mas nem sempre é necessário só uma coisa a moeda não é pra pagar nada apenas o uso do metal tem pessoas que teimam em pagar o exu coisa que ele nem mesmo ultiliza no astral, quanto a vela deixa deitada não vejo fundamento nisso mas se vc sente algum assim siga seu coração

    ResponderExcluir
  16. Ola amigo lucas Zombeteiro não gosta de luz apesar de eles na maioria são bem curiosos quando a veem não suportam a luz mesmo que seja de uma vela preta, quando vc faz o ritual que pode ser no portão da sua casa sem a ultilização de trunqueira é tb valido desde que no dia seguinte vc a retire e despache a mesma todo e qualquer trabalho passado o periodo maximo de 24 horas sem a devida retirada ai sim gera muita coisa errada em busca daquele material todos inclusive zombeteiro o exu mais indicado é aquele que vc tem fé porque o que vale mesmo é a afinidade que temos em nossa cabeça eu gosto muito mesmo porque ele é meu guardião Tranca Rua das Almas mas nada impede de qualquer das grandes falanges de exu possa guardar de maneira respeitosa sua casa ou ambiente

    ResponderExcluir
  17. olá td bem.. sou o joarez cesar, e gostei muito do seu blog..
    tenho uma duvida, algumas pessoas acendem na tronqueira 1 vela branca e dizem que e pro anjo da guarde da pessa e tb colocam uma quartinha com agua para ogum, isso e certo..
    desde ja muito obrigado bjsss e axé

    ResponderExcluir
  18. sim nao vejo problema nenhum em fazer isso no mundo espiritual a direita e a esquerda trabalham juntos nos irmãos de fé é que os separamos é logico acender uma vela vermelha na obrigação de Oxala ivocanco um Exu é exagero mas na maioria das vezes eles trabalham juntos a quartinha com agua é puramente limpeza fluidica e nada mais serve pra Ogum pra Nanã, Oxum etc...

    um grande axé

    ResponderExcluir
  19. muito obrigado..
    só mais uma duvida que bebida eu coloco por exu , pombogira e pro exu mirim...
    joarez cesar...

    ResponderExcluir
  20. Exu pode ser colocado Marafo , Wisk, destilados em geral

    Mirim: pode colocar pinga com mel ou com groselha ou mesmo batida de coco mas tem que ser a feita caseira a comprada nao serve evite coisas artificiais.

    Pomba Gira: em geral champanhe rosa ou licor em alguns casos

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Estou seguindo orientações espirituais de estudar e realizar alguns procedimentos em minha casa (moradia).
    A tronqueira é a proteção da casa (do ambiente), não é mesmo? Então se quiser assentar exu e pombagira, devo ter a tronqueira e mais um outro espaço para fazer o assentamento, correto?
    Obrigada, desde já.

    ResponderExcluir
  22. sim e não o que acontece que o que explico em minha materia é para uso de residência e proteção do mediun que ja frequenta um terreiro ou que apenas segue a sua umbanda em sua casa acedendo velas sem mais obrigações e nem atendimento temos que tomar cuidado com o que fazer e como fazer assentamento propriamente dito não é so isso quando se vai montar uma terreiro ou mesmo atender as pessoas em sua casa requer muito mais do que isso o que postei é uma forma simples de saudar e cuidar de suas entidades enquanto esta parado ou por uma proteção a mais em sua casa é bem diferente de abrir uma casa de exu que tem seus fundamentos baseados na entidade que comanda seu ponto de força e suas características e particularidades o mesmo Tranca Rua das Almas tem fundamento diferentes para cada mediun é isso que deixa a Umbanda fascinante sempre Unica

    ResponderExcluir
  23. POR FAVOR, ME AJUDEM!
    Bom, eu acabei de me add. nesta comunidade pq nessa noite passada eu tive um sonho que lhes irei contar com detalhes...

    tentarei lembrar e colocar aqui tudo que se passou...

    No meu sonho eu estava entrando de carro a uma ALDEIA, e eu me senti bem recepcionado pelos membros da TRIBO. Eu me lembro que estava um tempo nublado, uma garoa, me lembro da entrada da estradinha, me adentrava esta ALDEIA. Depois eu me vi numa escada do lado de fora de um prédio enorme, e que no qual eu tinha medo de cair, pois era uma altura absurda, quando eu vi a imagem de uma loira, bem bonita, sensual, porém a única coisa que eu escutei dela foi a palavra: "ESQUERDA".

    Pois bem, o sonho se voltou para a ALDEIA... e eu escutei assim: TRONQUEIRA, cabocla!!!

    Eu fiquei com isso um tempo depois do sonho... e até acordei... só que eu no começo não dei importância e queria voltar à dormir... mas, num impulso, me levantei, acendi a LUZ do meu quarto e ESCREVI NUM PAPEL... "T.R.O.N.Q.U.E.I.R.A cabocla". POIS FOI ISSO QUE ME RESTOU...

    E agora, eu fui pesquisar sobre a UMBANDA, que na qual, faz menos de um mês que eu comecei a frequentar e estou sendo consultado pelo CABOCLO FLECHA LIGEIRA.

    Eu procurei a lista dos Caboclos e CABOCLAS, mas, não achei o nome TRONQUEIRA...

    Até que eu escrevendo a palavra Tronqueira, me veio a opção de "EXÚ TRONQUEIRA", poxa, até me arrepiou, pq olha que situação e coincidência... eu JAMAIS TINHA OUVIDO FALAR DO EXÚ TRONQUEIRA, eu li muitos e muitos outros EXÚS, com nomes diversos... mais TRONQUEIRA... foi mesmo só agora!!!


    E ainda por cima... o Tronqueira tendo como a imagem de um CABOCLO... e levando em conta, que no meu sonho, eu estava exatamente numa aldeia... e revisando que a LOIRA, falou... ESQUERDA... Ou seja, querendo me passar o quebra-cabeça... E EU LIGANDO A ESQUERDA, COM O CABOCLO, E MAIS "EXÚ TRONQUEIRA", exatamente como me veio em sonho!!!

    POR FAVOR... PEÇO QUE OS IRMÃOS DA COMUNIDADE, ME ESCLAREÇA ESSE FATO!

    AXÉ À TODOS! *

    ResponderExcluir
  24. O Meu Nome é Leandro.
    Sou de São Caetano do Sul/SP.

    E o meu e-mail é: le22_14@hotmail.com

    Eu agradeço muito desde já!

    Que Oxalá avebçõe à todos!!! *

    ResponderExcluir
  25. Ola amigo vc poderia me mandar um e-mail com o relato que terei o maior prazer em responder

    ResponderExcluir
  26. Queridos irmãos,

    Estou abrindo uma loja de livros usados e artesanato na Região dos Lagos.Como fazer uma firmeza de defesa e prosperidade? E a cor aconselhada para incentivar divulgação da cultura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola boa noite gostaria de sabe vc pode passa os preços dos livros um abraço
      meu romulosilva_pantera@hotmail.com obrigado

      Excluir
  27. Ola Marlene salve sua coroa bom me passa seu e-mail que eu posso lhe passar umas dicas ou clica no icone da cartinha no inicio do blog e me mande uma mensagem com o assunto que eu lhe respondo muito axé

    ResponderExcluir
  28. Amei!!!! estou construindo um comercio e irei morar nos fundos posso fazer essa firmeza na entrada do comércio? existe a possibilidade de fazer de uma forma discreta, antes da porta tem um portão e um jardim.agradeço muito pela informação.Sara.

    ResponderExcluir
  29. Oi eu relmente sempre tive vontade de fazer uma tronqueira em minha casa e graças a vc e pude tirar a duvida, mas ainda tenho uma pequena duvida:
    O que eu devo fazer com o charuto e a bebida colacada dentro da tronqueira após 24 horas?
    Despachar em um rio o jogar a rua ou na mata?
    O que fazer?

    ResponderExcluir
  30. Ola Sara vc pode sim fazer a obrigação e no dia seguinte retira antes de abrir a loja isso tb é considerada um tipo de trunqueira

    ResponderExcluir
  31. Ola Biatriz obrigado pela confiança em nosso modo de pensar que é realmente dividir nossos conhecimentos vc pode sim descarregar o que sobrou no dia seguinte no rio na mata etc coo preferir o copo usado se for usado pode ser guardado na trunqueira ate o proximo dia da oferenda

    ResponderExcluir
  32. Olá, td bm? Meu nome é David, cidade de Irati-PR e meu e-mail é davidzjr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. axé a todos, HErick Lonan
    estou montando uma tronqueira no vaso de plantas pois é no apartamento( que planta posso colocar no vaso?), firmarei maria do balaio minha pombagira e a moça 7 estrelas do meu irmão e mais um exu o qual não foi nos passado ainda, qual a precaução que devo tomar? e como vou atender as pessoas em ksa gostaria de saber se issu é o suficiente pra segurança de ganga, ou precisaria de algo á mais ,tenhu meu altar santo firmado com coroa, só esta dúvida pois meus pais de santo estão em outra cidade e não consigo contato!!!!!agradeço desde de ja e parabens pelos conselhos e esclarecimentos dados no blog e muito axé que meu pai xango ilumine a todos email: lonanrick@hotmail.com
    ah pensei em acentar o lonan tenhu uma afinidade imensa com ele inclusive meu pai deu o meu nome de herick lonan em homenagem !!!rsrsss
    agradeço desde de ja aguardando resposta axé

    ResponderExcluir
  34. INFELISMENTE COMO RELATEI EM SEU EMAIL ESSA FIRMEZA NAO É PRA SER FEITA NO INTUITO DE ABRIR UMA CASA MESMO PORQUE HÁ UMA NECESSIDADE GRANDE DE OUTROS ELEMENTOS PRA QUE NO FUTURO NAO POSSA LHE PREJUDICAR COM LARVAS ASTRAIS OU ESPIRITOS SOFRIDOS QUE ACABAM POR ALI FICAR SEM TER NADA QUE OS TIRE DALI

    ESSA FIRMEZA É PURAMENTE CASEIRA E PRA RESIDENCIA

    UM GRANDE AXÉ

    ResponderExcluir
  35. leonardo - leonardo@postnew-co.com.br31 de janeiro de 2010 às 23:45

    Boa noite meu amigo, apesar de tantas explicaçoes ainda tenho algumas duvidas, por exemplo:
    Vou firma-los com pedras em vez de imagens, no caso 3, posso colocar 3 quartinhas? e nessas quartinhas ponho somente agua? trabalho com seu Tiriri e minha pomba gira é a Maria Padilha, meu exú mirim tenho um enrendo muito grande com o menino marabo.
    e na tronqueira do terreiro que frenquentava sempre deixava uma vela de 7 dias firmando minha gira, nesse caso posso colocar uma vela de 7 dias para para cada exú? e a de Ogun necessariamente devo firma-la no ponto universal que nos foi passado, ja que tenho Ogun firmado com vela de 7 dias em meu conga.
    O ponto riscado de seu tiriri ja tenho o mesmo me passou mais o de padilha e o do menino marabo ainda nao, o que me aconselharia?
    se é que consegui ser claro rs

    ResponderExcluir
  36. OLA LEONARDO TUDO BEM UM GRANDE AXÉ PRA TI DUVIDAS SÃO PORTAIS QUE NOS É DADO A CHAVE PARA UM NOVO CONHECIMENTO IMAGEM OU PEDRA TEM A MESMA FORMA DE TRABALHO NA REALIDADE O SER-HUMANO TEM A NECESSIDADE DE SE APEGAR A ALGUMA COISA MATERIAL PRA PODE TER CERTEZA QUE SUA FÉ ESTA DIRECIONADA SIM VC PODE COLOCAR 3 QUARTINHAS UMA PRA CADA LINHA EXU, P. GIRA, E MIRIM A VELA DE 7 DIAS PODE SER FIRMADA MAS UM CONSELHO VC DEVE ACENDER UMA BRANCA PRA OXALA PRA SAUDAR OS DOIS ESTREMOS DA LINHA DA UMBANDA OGUM NAO COSTUMO MISTURAR COM EXU POREM NADA CONTRA POIS SABEMOS QUE OGUM E EXU TRABALHAM MUITO BEM JUNTOS O PONTOS RISCADOS SÓ SAO FEITO UMA UNICA VEZ NO INTUITO DE INVOCAR O EXU MESMO PORQUE RISCAR PONTO É UMA MAGIA MUITO FORTE E PODEROSA QUE DEVE SER RESPEITADA DEPOIS SOMENTE É FEITO A LIMPEZA DA QUARTINHAS E VELAS

    MEU EMAIL É ALMEIDAPAIVA@TERRA.COM.BR CASO QUEIRA MAIS INFORMAÇOES

    ResponderExcluir
  37. SO UMA OUTRA COISINHA A VELA DE OXALA NAO É COLOCADA NO TRONQUEIRA MAS SIM NA SUA CASA OU LOCAL ONDE TIVER IMAGEM DA DIREITA

    VALEU

    AXÉ

    ResponderExcluir
  38. Olá !
    Adorei conhecer essa comunidade de Umbanda São Sebastião.
    Meu nome é Vânia Popperl, sou de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul.
    Eu gostaria de conversar, pelo msn , pois tenho algumas duvidas nas quais precisaria muito da ajuda do senhor, mas prefiro privacidade pois é assunto muito particular.
    Tem como nos comunicar por msn?
    Um abraço e desde já muito obrigado.
    vaniapopperl@hotmail.com
    esse é o endereço do e-mail e do msn

    ResponderExcluir
  39. oi tudo bem ?
    eu queria saber como faço um assentamento para exu e para pomba gira maria padilha maria mulambo rosa vermelha e como posso cuidar deles em casa pois naum tenho um pai de santo mim orientando,tambem quero assentar seu ze pelintra,caboclo raimundao da jurema e o meu preto velho pai benedito de aruanda.muito obrigado.
    meu e-mail:jaderneto_1982@yahoo.com.br
    vc poderia mandar a forma de assentamento e a tronqueira ? muito obg.

    ResponderExcluir
  40. SINTO MUITO AMIGO MAS INFELISMENTE NAO SE DEVE ACENTAR NADA DENTRO DE SUA CASA NOSSO BLOG APENAS ENSINA A FIRMAR UMA PONTO DE FORÇA PARA EVITAR DEMANDAS E VIBRAÇÕES NEGATIVAS ESSES ASSENTAMENTOS SO PODEM SER PASSADOS POR UMA PAI QUE POSSA TE ACONPANHAR SEU DESENVOLVIMENTO NA NET ISSO PODE SER MUITO PERIGOSO DESCULPE MAS NAO PODEMOS TE AJUDAR

    ResponderExcluir
  41. jader neto
    oi tudo bem ? sou eu denovo,e eu naum mim coloquei bem mais eh para firmeza deles em casa pois algumas vezes dou consultas em casa quandos eles pedem e quando tem alguem precisando,apenas eu queria firmar a força deles pois alguns deles ja mim passaram alguns materiais pra eu ter em casa no meu altar entendeu apenas eu queria um ponto de força pra cada um em casa.obg
    e-mail:jaderneto_1982@yahoo.com.br
    obg

    ResponderExcluir
  42. parabéns pelo blog,eu fiz a firmeja dos meus exús na minha casa ,fiz uma casinha para todos ela firmei minha preta velha e meus orixas ,será que eu devo fazer festas em homenagens a eles e giras ,posso considera um centro de umbanda ?,ou todoas as pessoas que fazem uma firmeza pode fazer e tocar para os orixas e exú ? o que devo fazer a mais para abrir um centro de umbanda pois tenho tudo firmado posso cuidar deles e dar comida a eles na minha casa pois ñ quero mais frequentar centro nenhum e sim cuidar deles em casa ? me ajude
    axé

    ResponderExcluir
  43. Ola amigo uma coisa é a firmeza que passamos no intuito de proteger a casa contra mazelas diversas porem isso pra um centro de umbanda não basta prescisa muito mais isso nâo é e jamais lhe protegera contra as diversidades que um centro possa sofrer para que se possa abrir uma casa é necessários pelo menos 7 anos de dedicação junto a uma casa no qual o mediun é preparado como ja disse em um outro post a internet é uma meio muito perigoso de ensinamento e aprendizagem e não podemos de impotize alguma substitutir a função de um babalao, dirigente etc... em ensinar os que prescisam

    ResponderExcluir
  44. ola a todos ! Sou nova no blog e gostei muito das informaçoes , mais claro q tenho minhas duvidas tmb !
    eu go gostaria de saber como faço para limpar minha tronqueira qdo vou fazer as firmeza para meus exus e pombas giras ,devo passar alguma folha,? E na minha tronqueira nao tenho a ferramenta do meu exu (Veludo ) e sim a imagem sera q posso fazer um banho de ervas com folhas e lavar a imagem ? A imagem tem oa mesma força q a ferramenta do exu?!Faço minhas firmezas a cada 7 dias mas nunca fiz uma limpeza ,devo fazer?
    Aguardo ansiosa a resposta ansiosa!
    ADRIANA

    ResponderExcluir
  45. Olá meu nome é Brian

    Tenho uma dúvida?
    Posso ter um conga ou altar de umbanda em casa?

    brividaloka@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Ola Brian axé sim vc pode ter um altar desde que seja com imagens da direita não aconselho ter imagens de Exus firmadas dentro de sua casa isso pode gerar alguns trantornos sendo assim a primeira que vc deve ter será de Jesus ou pra nós Oxala e dai por diante é so adquiri-las por afinidade cuide delas como a um filho e verá a luz que vai irradiar sua casa deixe sempre uma vela de 7 dias acesa branca pois Oxala jamais deve ficar no escuro

    axé

    ResponderExcluir
  47. È so comprar nao precisa de nenhum tipo de ritual especifico?

    ResponderExcluir
  48. Sou de São Caetano do Sul e gostaria de passar por uma consulta com um guia. Vcs poderiam me indicar algum lugar que eu possa ter informações para consulta :
    Agradeço
    simone.comunicacao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Bom dia Pai Fugencio, meu nome é Vitor, sou Ogã Kalofé, e estou precisando de livros que oriente como preparar um espaço sagrado para se fazer um congá, não para abrir um terreiro e sim para cultuar os nossos amados Orixas,tenho livros do Rubens Saraceni, WW Matta e Silva e N A Molina, mas não estão completos, caso tenha conhecimento de outros autores e puder me passar fico agradecido....axé

    ResponderExcluir
  50. Ola Vitor meu nome é Charles, Pai Fugencio é o nome do Preto Velho com quem trabalho bom não existe livros de como se fazer um congá somente trabalhando em uma casa que nos lhe é dado ou revelado a forma de como se firmar uma conga, mesmo porque cada conga tem seus misterios sua mironga que o torna diferente de todos os outros como uma estrela no ceu todas são fonte de luz mas cada um esta localizado em um local e com seus caracteristicas espero ter esclarecido alguma coisa

    ResponderExcluir
  51. Brian
    Sim muito obrigado esclareceu minha Dúvidas

    ResponderExcluir
  52. olá!!gostaria de saber do sr.Charles se posso fazer uma firmeza de ogum , pois tenho um altar de umbanda em casa pois sou medium mas não frequento nenhuma casa , por que ja tive varias decepções e resolvi ouvir os recados de meu ogum e de meu exu e criar meu proprio altar e minhas firmezas e tbm uma tronqueira para o Sr. Tranca rua das almas que é o exu que tenho comigo.poderia eu sem ter um pai de santo firmar um ogum e um exu para que eu possa encorpora-los em minha casa porque eles chegam de surpresa e trabalham em prol de minha familia e de mim? não quero fazer nada errado pois amo a umbanda e todos os seus mistéios...tenho lido muitos livros de rubens saraceni...conhece as obras do autor ? posso confiar nelas? no momento não pretendo abrir um terreiro mas sim ter o meu cantinho sagrado , claro além do meu coração por que meu maior santuário é meu coração!!!
    abraços e agradecida se puderes me responder algo em breve...meu msn é vidamichelle2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Oi meu nome é Luiz Gabriel, queria saber se pode ter a Tronqueira do lado do Congá ?dentro de casa ,isso pode ?e o seu Zé eu firmo ele dentro do meu Congá ,ou melhor dizendo meu congá é dentro do meu quarto pois na minha casa não tem um lugal no qual eu posso colocar só eles então fica o meu congá de um lado e seu Zé de outro ,pode ser assim ? aguardo resposta ..

    ResponderExcluir
  54. Boa Tarde poderia me tirar uma dúvida depois de 24 horas devo retirar a obrigação do local e fazer a limpeza, como no inicio com as ervas, ai eu devo riscar o ponto novamente com a pemba, outra pergunta eu trabalho com sr. exu tranca rua das almas, mas fiquei por muito tempo afastado e estou voltando agora querendo fazer minhas obrigações, fui a um terreiro em que estava batendo para linha da esquerda e passando com o chefe do terreiro incorporei o exu 07 caveiras, como devo fazer minha tronqueira.

    aguardo retorno,

    Marcelo Santtos.

    marcelo@sdmlocacoes.com.br

    ResponderExcluir
  55. olá!! sou Flávia,aqui de Suzano,to precisando passar em uma consulta espiritual,posso fazer-lhe uma visita?qual dia e horário?minha kbça está uma confusão total,realmente,preciso de sua ajuda,irmão!obrigada!

    ResponderExcluir
  56. sou filha de Ogum e de Iansã,sou militar de profissão,sou mulher,mas me orientaram que está uma guerra em minha kbça,entre meus 2 orixás,ora Ogum está na frente me protegendo,ora Iansã...devo EU decidir quem fica a frente?mew,to ficando maluca...as coisas em minha vida estão desandando,é muita guerra!! help!!! Flavia de Suzano,aguardo sua orientação,vou até aí,me diga quando posso ir!! meu e-mail flaviapol@bol.com.br

    ResponderExcluir
  57. ola meu nome é carlos sou do rio de janeiro, trabalho com sr. João caveira e tenho Sr. Tranca Rua do Cruzeiro das Almas como exu de caminho, fiz uma casa de exu do lado esquerdo da porta de entrada, tenho la dentro uma imagem de seu joão e do malandro da estrada, que também tenho. minha pergunta é a seguinte: para esta casa ter fundamento , preciso enterrar alguma coisa, ou o que devo fazer? se puder responder para meu e-meil ,ageradeço. é : gloria.vendas@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  58. Gostaria de saber, se eu moro em um apartamento e não tenho sacada, onde posso acender velas para minha esquerda já que vc disse por vez que não pode acender velas dentro de casa??...estou na dúvida

    ResponderExcluir
  59. Boa noite meu nome é vinicius
    Gostaria de saber qual oração é necessaria para quando por firmar a esquerda a oração para esquerda

    ResponderExcluir
  60. gostaria de agradecer pelas iformaçoes maravilhosa que vos tem nos passado.eu queria saber tenho uma pombo -gira firmada no terreiro mas cuido dela na minha casa dou bebidas agua flores frutas,so que tudo num emcima de um pilar esta correto?eu li que para equilibrio tem que firmar exu e exu mirim ,meu pai de santo paro nao quer mais trabalhar ,eu nao quero parar ,entao venho estudando sozinha pego uma informaçao aqui outra ali ate que encontro o lugar certo ,essa vela que e de exu que tem que ficar mais alta e encima de alguma coisa dentro da casinha?me desculpe estar perguntando e que nao sei nada tinha começado a pouco tempo pode me mandar uma orentaçao marleymary@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Olá amigos...tenho uma duvida, por favor respondam, preciso muito dessa resposta. Deve-se ter oferenda para exu dentro de casa? Ex: copo de cachaça, guia, etc...as coisas nao tem ido uito bem, gostaria de saber se isso pode ter alguma influencia

    ResponderExcluir
  62. Fiz uma firmeza de Exus e Pombogira como ensinaram aqui e deu super certo! por falta de espaco eu firmei no quintal mesmo, num canto embaixo de uma sacada e com velas vermelhas na falta de vela preta. Pois bem, no dia seguinte limpei tudo e apaguei o ponto. Meu marido estava trabalhando bem ali onde fiz a firmeza, saiu por 1 segundo do local e foi entao que um pedaco de bloco da sacada caiu bem oinde ele estava. Sua vida foi salva pois o ponto riscado estava exatamente embaixo! Salve os guias estou muito grata!

    ResponderExcluir
  63. olá sou médium umbandista há 4 anos, estou neste terreiro há quase um ano, só que algumas coisas nao estao me agradando e nao me sentindo bem, gostaria de deixar o terreiro, só que lá cuidam de nossos exus no roncol, se eu sair minha mae de santo vai parar de cuidar, aí o meu medo da minha vida ir pro beleléu, cuido em casa, tenho uma troqueira do lado de fora, um altar sempre iluminado dentro de casa, acendo sempre minhas velas, rezo, mas e aí? oque faço com esse medo? abraços, varginha/mg

    ResponderExcluir
  64. Obrigado sr Charles por essas dicas valiosas.Eu trabalhei no kardecismo por varios anos , até que entidades de umbanda naturalmente começaram a se manifestar através de mim. Relutei bastante a principio a trabalhar nessa linha, pois não me afizinizava mto com a parte ritualistica.Finalmente apos alguns anos de insistencia do astral comecei trabalhar com os guias de umbanda. Procurei uma casa na qual me sentisse bem e acolhido , porém, como mtos outros médiuns não houve sinceramente aquele sentimento sincero em meu coração de servir em nenhuma por razões que não valem a pena mencionar, ja que não quero denigrir ninguem e nenhuma casa.Apenas que preciso ser sincero comigo mesmo e por isso , meus guias foram pouco a pouco dando aconselhamentos em casa mesmo naturalmente, não os invoquei pra isso.Meu companheiro Exu me recomendou uma tronqueira e me deu até os elementos pra usar nela,inclusive azougue (eu nem sabia o que era isso). Ficaria mto contente se o sr pudesse me passar mais algumas dicas , ja que entre ficar sem trabalhar(e apanhar mto rs)e trabalhar em casa fico c a segunda opção, não duvido dos meus guias , apenas queria que o sr me desse algum conselho a mais para eu seguir c segurança minha estrada. Que Jesus o ilumine mais e mais . Obrigado
    Ah, estudo todos os dias essa religião linda para me tornar cada vez melhor servidor de nosso Pai Oxalá.

    ResponderExcluir
  65. Em tempo
    Caso seja possivel para o sr me responder por e-mail fico mto agradecido e aqui está meu e-mail:marcos-one@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. OLÁ, GOSTARIA DE SABER COM DETALHES COMO FAZER UMA FIRMEZA NO MEU PORTÃO PARA EVITAR A ENTRADA DE FORÇAS NEGATIVAS EM MINHA CASA.RECEBO EXU TRANCA RUA DAS ALMAS E TAMBÉM D.7.JÁ PENSEI EM ACENTÁ-LOS MAS GOSTARIA DE FAZELOS SEM IMAGENS.AH! RECEBO TAMBÉM UM MALANDRO.FUI INICIADA EM UMA UMBANDA TRAÇADA MAS NAO DEU CERTO E EU SAI JÁ FAZEM UNS 8ANOS POREM ELES CONTINUARAM VINDO E TRABALHANDO POR FAVOR ME AJUDE.AXÉ.... meu e-mail(vivizinhaflor@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  67. Sao Paulo
    crisperucci@hotmail.com
    Mudei para uma casa que era terrero de umbanda.
    Não conheço muito bem a religião, mas minha filha de 10 anos está sentindo muito sono depois que mudei para a casa.A pessoa que morava na casa deixou uma carranca no local que ela usava como tronqueira. O que eu fasso para tirar a carranca? Como fasso para melhorar o animo de minha filha?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  68. Ola meu nome é André sou do Rio de Janeiro e fiquei com uma duvida, eu devo após 24 horas retirar tudo ou posso deixar a tronqueira no mesmo lugar porem somente limpando semanalmente? e eu poderia por uma taça para a minha pomba-gira e colocar imagem?desde ja agradeço a sua atenção e desculpe não ter entendido muito bem.
    Grato e Parabens pelo site (andremelila@ig.com.br) se o senhor puder me responder por e-mail fique avontade Brigadão AXE

    ResponderExcluir
  69. Olá! meu nome è Katia Regina,nessa tronqueira feita em casa os membros de minha família,inclusive meu marido podem acender as velas,colocar oferendas e bebidas para os Exus e Pomba Giras deles?

    ResponderExcluir
  70. oi meu nome é elvira e por acaso do destino ,esta noite encontrei esta comunidade...em 1 lugar...meus parabens que os deuses e o pai oxalá abençoe este trabalho de luz ...me senti muito em casa e avontade para mandar este recadinho.pratico magia a 18 anos wicca sou uma sacerdotisa...sempre me identifiquei com a umbanda pela natureza e beleza e por iemanja desde pequeninha eu tinha uns 6 aninhos meu 1 contato com ela ...quase morri afogada em santa maria RS enquanto meu pai colocava redes de pesca em um assude de7 metros de profundidade meu pai tava longe eu resbalei e cai...quando cai vi uma mulher toda de luz que me pegou por baixo dos braçinhos e não vi mais nada,minha mãe viu uma luz por cima da água quando viu meu corpinho...meu pai nadou até o outro lado apavorado e tentou mi acordar e eu só perguntava da sereia fiquei obcecada por cereia...fui ver uma imagem de iemanja um ano depois um quadro antigo enorme e eu nem onhecia nada,minha mãe ia na igreja...e as aguas do quadro si mexia eu nunca vou me esquecer disso isso me emociona....bom minha mãe ficou mais neurotica e me levava na igreja pra expulçar o demonio...eu só fui me mandar com 19 anos que eu sem conhecer comprei uma imagem grande de iemanja batizei eu mesma e foi meu grito de liberdade....depois virei bruxa e a 3 anos atraz virei batuqueira ..por causa da linha da esquerda ,fui convidada para uma festa e sentada no banco encorporei a mulambo de évora uma pombagira veliha ,eu achei que tinha desmaiado mas ,me contaram tudo e pediram para eu ficar e trabalhar ...depois chegou seu 7 caeiras... e descobri que sou filha de oxalá com iemanja e tenho passagem com oxum ...os buzios falaram que foi oxum que me tirou do acude e me deu a vida...sou tão feliz e abençoada tambem trabalho com os ciganos ,meu filho de 13 aninhos recebe o cigano vladmir que tem um cartiado e pediu e toca um violino ,meu marido recebe o cigano hiago...eu recebo a cigana estrada..linda com seu cartiado suas magias...bom sou abençoada tenho em casa meu quarto das magias aonde está meus deuses e caboclos e meus pais... tenho separado o altar dos ciganos e o roncó das almas lá na sua casinha aonde me afirma...o e

    ResponderExcluir
  71. Bom dia !!eu queria que metira-se uma duvida. no centro onde frequento o seu zé pilintra me disse que minha padilha estava pedindo que eu leva-se a imagem e a quartinha dela pra casa so levei a quartinha so que estou confuza se levo tudo pra casa ou se deixo lá pode me orienta ? gracielecotardo@oi.com.br

    ResponderExcluir
  72. Qual é o seu e-mail para contato gostaria
    de compartilhar informações com vc a reseito
    de exu envie seu e-mail para
    ale.metal2@hotmail.com assim posso entrar em contato

    ResponderExcluir
  73. olá tudo bem meu nome leonardo,gostaria de saber a cor da vela do exú mirim.

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde !!!

    Tenho uma firmeza de esquerda enterrada em minha casa. Preciso saber como desativá-la, pois já quebrei o lugar em que enterrei e não localizei.
    Essa firmeza está com efeito contrário, e foi pedido para desenterrá-la urgentemente.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  75. Bom dia.
    Sobre o artigo da Trunqueira gostaria de perguntar como posso fazer isso para duas situações:
    1) tenho um comercio;
    2) Moro em apartamento;
    É possível fazer nesses locais?

    Nome: Marco Antonio
    e-mail:masmattos@r7.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  76. ola,pai Charles,gostaria de poder falar com vc se puder me passar um numero ou endereco de mail pois moro no Japao.e estou precisando d uma orientacao. meu mail...samesandra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. PREZADO AMIGO SÓ ENTREI PRA DEIXAR UMA MSG EU TENHO UM FEICEE E LA NO MEU FEICEE TENHO A DESPOSIÇÃO DOS SENHORES O FILME CAFUNDÓ QUE CONTA A HISTÓRIA DE JOÃO DE CAMARGO DE SOROCABA O ULTIMO PRETO VELHO ITERPRETADA PELO ATOR LAZARO RAMOS SE VC QUIZEREM CONHECER SOBRE SU OBRA ESTA ESPOSTA NO MEU MURAL ABRAÇOS ROBERTO VIEIRA TATUI BETAOMOTORHEAD123@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  78. Geraldo = Saravá, Salve! Laroiê (Aruê, Arô)! Mojubá! Ave! Viva! Shalom! Namastê! Sempre! Meu Bendito Exú MARABÔ! Sempre! Mais do que, Muitíssimo Grato (Mesmo), por tudo de bom, a mim! Sempre! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  79. Exu Arranca toco é Exu tronqueira ? é Exu de Oxossi ?



    ResponderExcluir
  80. gostaria de saber que bebida colocar e como faço a obrigaçao de esquerda mensal

    ResponderExcluir
  81. Oi, muito grata por compartilhar seu conhecimento, preciso se possível de um orientação, não sou umbandista, sou esotérica, mas tenho admiração, afinidade e respeito pela umbanda, estou sentindo a necessidade de fazer um altar*( desculpe, não entendo os termos utilizados pela umbanda)para uma entidade feminina, acredito que seja minha guia espiritual, ela pede que eu cuide mais de minha feminilidade, e me proteja, pois sou muito sensível as energias dos ambientes e de outras pessoas, e pede que faça este altar/ ou ponto de força pra ela, onde possa acender pra ela velas... Minha dúvida é onde fazer, ou seja que local da casa, moro em um duplex não tenho quintal...E o que posso colocar/ oferecer alem das velas? Meu email: leyla.christine@hotmail.com

    Muito agradecida

    ResponderExcluir
  82. Olá, o centro que eu frequentava fechou e por conta disso e pra não deixar de prestar a caridade eu passei a atender em casa.....tenho a tronqueira feita mas gostaria de saber se preciso de algo maior ou mais complexo. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  83. olameu nome éRobson gostaria de saber a historia de seu exu tronqueira as cantiga dele a bebida e comida o meu vem ajoelhado porque como posso saber da historia e a sabedoria dele obrigado pelo texto de pergunta e resposta para os irmaos de fe

    ResponderExcluir

Ola deixe seu nome e cidade e e-mail para futuras resposta suas duvidas

Musicas de Umbanda

MAPA DE COMO CHEGAR A COMUNIDADE DE UMBANDA

Indicação de Livros Umbandistas

Indicação de Livros Umbandistas
Sandro da Costa Mattos

Obrigação a Oxum e Batizado 2009