sexta-feira, 31 de julho de 2009

Banhos de Pipoca




Os Ebós são oferendas feitas para Orixás, Odús e outras divindades para diversas finalidades, sejam elas feitas para apaziguar algum problema, sejam feitas em forma de agradecimento de alguma graça atingida, por alcançar algum objectivo ou simplesmente como forma de agradar às divindades que se cultuam. O princípio do Candomblé baseia-se no Ebó, nas oferendas propiciatórias obtendo a redistribuição do Axé e mantendo o seu equilíbrio vital.
Abaixo seguem alguns Ebós que o poderão ajudar em algumas situações da sua vida, no entanto, sempre que possível, é preferível recorrer a alguém que tenha fundamento no Candomblé para os realizar de forma correcta.

Na Comunidade de Umbanda não realizamos esse tipo de oferenda mas unicamente em um momento especial que é quando o Mediun nào consegue se livras de miasmas ou obsessões que pelo metodo tradicional de descarrego gera muito sofrimento para o Mediun afetado ou os irmãos que estão auxiliando.
O Banho de Pipoca ou como Chamamos Banho de Omulu é o mais indicado para isso por retirar de uma sò vez essa carga negativa escessiva desde que seja feita corretamente pelo realizador e pelo mediun afetado.

De maneira nenhuma o Mediun deve faze-lo caso esteja:

Mulheres em periodo mestrual;
Homem sobre efeito de alcool;
Em giras de Exus não é recomendado porem não é proibido e,
Pessoas em periodo pos operatorio recente.


Banho é feito unico e excluivamente com Pipoca estourada com dendê sem sal ou qualquer condimento, é necessário o uso de um pano branco grande como exemplo um lençou para que de preferencia nenhuma pipoca possa cair para fora do lençol.

inicia-se o Canticos iniciando sempre por Oxalá que é o Rei do Orixas após Cantamos para Omulu e Obaluaie que são os responsaveis pelo descarrego levando para a terra elemento dominante os miasmas e energias negativas.

Após é recolhido toda a pipoca e descarregada em água corrente por uma pessoa de preferencia um Pai Pequeno preparado pra isso.


Toda e qualquer forma de trabalho tem que ser feito de uma pessoa preparada de forma certa e com respeito por quem o faz e por quem recebe a graça


3 comentários:

  1. ola gostaria de saber se eu mesmo posso fazer este dercarrego de pipoca,o meu orixa e omolu.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se eu mesma posso fazer o banho de pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola..
      dizem que a pipoca não se leva nada,nem oleo
      para este banho...Obrigado!!

      Excluir

Ola deixe seu nome e cidade e e-mail para futuras resposta suas duvidas

Musicas de Umbanda

MAPA DE COMO CHEGAR A COMUNIDADE DE UMBANDA

Indicação de Livros Umbandistas

Indicação de Livros Umbandistas
Sandro da Costa Mattos

Obrigação a Oxum e Batizado 2009