domingo, 13 de setembro de 2009

OGANS











Como todos sabem, em uma casa de Orixá, seja ela de Umbanda ou Candomblé, além do sacerdote, popularmente chamado de Pai ou Mãe-de-Santo, possuem outros elementos que dão suporte aos nossos trabalhos de Umbanda, e que são por excelência considerados autoridades na casa. O Ogan é um destes elementos.
Uma das principais características destes irmãos, é a capacidade mediúnica de ativar correntes energéticas e vibratórias através do canto e do toque, dentro da Umbanda, são eles o complemento fundamental para a concepção da força vibratória de um terreiro.
Na Umbanda atual, tem sido muito comum, encontrarmos ogans que no decorrer das sessões, deixam os atabaques para integrarem a corrente e conseqüentemente manifestarem seus mentores. Neste caso, temos uma opinião pessoal á respeito, ou seja, estes irmãos não podem ser considerados como Ogans de fato, mas sim alguém que está momentaneamente ajudando a casa tocando o atabaque.
Neste sentido, é preciso esclarecer que, ser Ogan, é ser detentor de um privilegio de poucos, é ser um sacerdote específico de louvor aos orixás, é ser responsável pela alegria e vibração positiva do terreiro, responsabilidade que não se atribuí em igualdade litúrgica aos médiuns de corrente, aos quais são atribuídas outras responsabilidades dentro da linha doutrinária de cada terreiro.
Na Umbanda os Ogans são naturalmente os tocadores de atabaque, ou simplesmente “Tabaqueiros”, são elementos de extrema importância e confiança do líder espiritual da casa. O Ogan de Umbanda, é por excelência um Pai espiritual, pois normalmente são exímios conhecedores das rezas e fundamentos de cada orixá. Durante os trabalhos, sabem a hora exata de se entoar cada canto, seja ele para limpeza de um médium, ou seja para fortalecimento do terreiro.
É imprescindível salientarmos que, a Umbanda possuí ensinamentos e fundamentos específicos para a formação e fortalecimento do Ogan, enquanto parte de um corpo sacerdotal, no entanto, notamos que a falta do conhecimento em muitos casos, fazem com que o cargo ou título em questão, tenha um sentido menos valorativo em relação aos demais dentro de um terreiro, o que não é verdade!, Pois o dom, é uma dádiva de Deus, não é imposto, ele nasce com o homem.
Os fundamentos litúrgicos em relação à formação do Ogan de Umbanda, são apenas atos que confirmam o que Deus já consagrou, no entanto, a ausência destes atos na vida do Ogan, em nada diminui sua importância enquanto sacerdote, apenas deixa em aberto alguns fundamentos de suma importância para o seu crescimento espiritual, e de auto valorização do Ogan de Umbanda.
Meus amados tratem com carinho e devoção seus Ogans, pois são eles que de alguma forma, fazem com que os caminhos á serem trilhados dentro da religião, seja menos penoso, mais alegre e muito mais feliz
(Contatos com o autor: Itamar@jornaldeumbandasagrada.com.br)

12 comentários:

  1. preciso de um ogan, para bater em minha casa de santo oque devo fazer?
    meu nome é mãe hilda de iasã
    meu email é lopessimonny4@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA E AXE P/ TODOS.
    Gostaria de saber,se seria possivel uma pessoa do sexo feminino,pisar em uma casa que nunca frequentou e derepente,com o toque dos atabaques começar a entonar com toda a força,nas mãos ( COMO UM ATABAQUE ) os ritmos de cada orixá e cantar na entonação os pontos.SEM NUNCA,TER LIDO OU ESTUDADO OS PONTOS....Se não quero seguir os pontos,fico mal e ate apago em sono profundo.
    and_machado@matrix.com.br

    ResponderExcluir
  3. OLA JA VI MUITA COISA SURPREENDENTE QUANTO A CAPACIDADE DOS OGANS DE SE MOSTRAREM SUA MEDIUNIDADE QUANTO A MULHER TOCAR AQUI EM NOSSA CASA MINHA FILHA TOCA HOJE EM DIA JA CAIU ESSE PRECONCEITO CONTRA AS MULHERES QUE NA VERDADE EU NUNCA ENTEDI O PORQUE DA PROIBIÇÃO

    AXÉ

    ResponderExcluir
  4. boa noite ... hoje eu sou um ogan em desenvolvimeto e tenho muitas duvidas dq é meu papel em uma gira ... hj em especifico tive a presença de meu pai em uma gira q ja desencarnou a pelo menos 3 anos ... ( eu nao cont o muito a data de falecimento dele ) ... e hj estou muito perdido o q eu faço ... sei que quero bater um atabaque mais nao tenho coragem de ir ate lá pois tem um aierarquia no terreiro q eu frequentava ...

    pesso ajuda

    sem mais
    jefferson

    ResponderExcluir
  5. ola sou slax de poá são paulo gostaria de saber como eu faça para fazer um curço de ogan para me aperfiçoar fico no agurdo de uma respsta.
    fne4638 6315 ou 46367415
    grato!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro faz um curso de português, Curso é com 's' , e presta atenção que você come letra.

      Excluir
  6. OLA QUERO MUITO EMCONTRAR UM CENTRO DE CANDOMBLE EM BELO HORIZONTE MG, PROXIMO AO BAIRRO GOIANIA A, PARA ENTRAR NA CASA POIS COMEÇEI A VIRAR EM CASA SOZINHA COM ESPIRITOS DO CANDOMBLE E PRECISO ESTUDAR E APRENDER MAIS SOBRE A RELIGIAO, E MEU MARIDO FOI REVELADO SER OGAN, QM SOUBER POR FAVOR ME INDIQUE DENISE 31 98576269

    ResponderExcluir
  7. ola parabens pela sua reportagem sobre ogan,sou ogan de umbanda ja faz 18 anos mas estou sempre procurando aprender mais muito axé para todos
    jamorim25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá boa tarde! Meu nome é Crys, sou de sergipe,preciso saber o que fazer para me aperfiçoar e me tornar uma Ogan, Pois tenho muito dom e espiritualidade, sinto tudo d bom que vem das entidades, orixas enfim me fascinam, tenho uma amiga que sepre encorpora uns cacloco me orienta me cura me faz muito bem e eu preciso ajuda-lo... fico grata... agurdo de uma respsta.

    ResponderExcluir
  9. O Fato da proibição de mulheres tocarem o atabaque, seria somente pelo fato da mulher menstruar, que muitos consideram a menstruação energia impura, coisa que acho totalmente sem cabimento algum, pois acho que a energia principal para se levar um ritual de caridade, seria somente a energia que emana do coração, em amor e caridade ao semelhante, não concordo com essas proibições em casas afro de Umbanda e candomblé que discriminam a mulher pelas suas excreções, tem coisas muito mais negativas e nocivas que saem do corpo humano e isso independe de sexo, como ódio, inveja, intolerância, arrogância, vaidade, soberba, orgulho e a maldade, portanto, em nossa casa O Templo de Umbanda Reino dos Orixás, não temos discriminação em mulher tocar o atabaque, e já vi muitas mulheres tocarem melhor e com mais vibração que muito home...Não que um seja melhor que o outro, mas quando a coisa é feita com carinho, amor e caridade tudo fica melhor independente de sexo, acho que muitas casas de axé só não evoluem, pois ainda estão presas a muitos dogmas e proibições primitivas, de um tempo, de uma terra (áfrica) que era muito machista e separatista e cheia de discriminações femininas, e ainda mais com o primitivismo de sacrifícios, se o Orixá gostasse de matança e sangue a África seria um país de primeiro mundo.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde me chamo Carlos fiz minha iniciação como Ogan ontem estou de preceito ate sabado, gostaria de toda informaçao possivel sobre Ogan estou sendo preparado pelos chefe da casa todas entidades me orientaram e estão me ajudando gostaria de saber,aprender mais pois ainda estou no inicio dessa caminha que é muito bonita e de grande responsabilidade desde ja o meu muito obrigado...
    Email: carlossousa.1@hotmail.com
    carlos
    Guaratingueta-sp

    ResponderExcluir
  11. Quem Trabalho Ou é ogan add msn aki quero umas informaçoes por que eu to aprendendo e quero ser ogan entaum quero umas informaçoes....



    lipe_indio10@hotmail.com

    ResponderExcluir

Ola deixe seu nome e cidade e e-mail para futuras resposta suas duvidas

Musicas de Umbanda

MAPA DE COMO CHEGAR A COMUNIDADE DE UMBANDA

Indicação de Livros Umbandistas

Indicação de Livros Umbandistas
Sandro da Costa Mattos

Obrigação a Oxum e Batizado 2009