sábado, 12 de setembro de 2009

Reciclagem Mediúnica




Leda Marques Bighetti



- Há no trabalho mediúnico necessidade de metodização, regras a serem observadas?

Grande parte dos problemas encontrados no exercício mediúnico provêm da: falta de estudo, de conhecimento, causador do uso indevido, irregular e desvirtuado que o médium faz das suas faculdades.

Todo trabalho, seja qual for sua natureza, o fim a que se destine - se pretende imprimir-lhe seriedade, alcançar determinados resultados, haverá de ter organização, método, regras a serem observadas.

Em mediunidade, essa necessidade se faz imperiosa, marcante, uma vez que sem observância de pequenos cuidados surgirão ou teremos:

1 - a improvisação - isto é, tudo aquilo que é feito de repente, sem preparação prévia e que no caso do trabalho mediúnico pode torná-lo estéril, sem frutos, não atendendo às legítimas aspirações da sessão em si, decorrendo disso as banalidades, os resultados insignificantes, as mistificações e outros tantas situações que levam ao comprometimento.

2 - se ao contrário, há resultados satisfatórios, tudo passa a ser atribuído exclusivamente aos desencarnados. Com o tempo, haverá decepções, necessárias aliás, pois fazendo surgir a dúvida, o espanto, restabelecerão o equilíbrio no senso crítico indispensável, nas avaliações do final de cada trabalho, onde continuamente se percebem pontos, situações, acontecimentos a serem mantidos, incentivados, corrigidos ou restabelecidos.

3 - sem regras que norteiem, podem surgir as críticas levianas, imperar o misticismo, a dependência e as comunicações gerarem em torno do trivial, destituídas do interesse de, ao servir indistintamente, levar o crescimento ao todo.

Ao invés disso, quando se estabelece atmosfera de estudo, simpatia, união, discussão, aprendizado e busca conjunta para a solução dos problemas ou dúvidas surgidas, esclarecendo posições, definindo papéis, criar-se-á sustentação, estímulo, proteção e auxílio recíproco que leva os participantes encontrar no espírito analítico, fraterno, caridoso, vigilante e prudente o meio termo entre o demasiado ceticismo e a credulidade excessiva, ambos extremos igualmente perigosos.

"A todos que desejam nos trabalhos mediúnicos chegar a resultados sérios e verdadeiramente úteis essa metodização é necessária. Se se desejar apenas comunicações sejam estas quais forem, sem atenção à qualidade do trabalho, essas preocupações são desnecessárias". (LM - 331)

31 - Haveria alguns outros cuidados a serem lembrados?

A direção terrena, pela disposição moral conhecimento, caráter, etc. liga-se, une-se à uma direção espiritual, sintonizadora, afinizada pelos propósitos de que se imbui e exterioriza. Mutuamente se completam, inspirados neste caso em objetivos igualmente elevados unidos na busca de fins comuns.

Assim - o dirigente encarnado do trabalho não será o médium psicofônico, psicógrafo, etc. Sua atenção estará toda voltada para atender a tudo e a todos durante o desenrolar dos trabalhos.

Velará no respeito aos horários, na assiduidade, freqüência, faltas, licenças dos componentes do grupo.

Sessões mediúnicas de improviso, quer por necessidades de momento, por curiosidade ou para atender a quaisquer objetivos não devem ser realizadas.

Entre todo grupo, há que reinar a harmonia do prazer de estar juntos, no equilíbrio das opiniões, sem exigências pessoais ou possíveis rivalidades (ciúmes - antipatias - divergências - etc.).

Através do estudo, nas reflexões que o mesmo propicia, manter o clima de união em ambiente moral superior do trabalho que a todos eleva.

Uma vez iniciada a reunião, não mais permitir entrada de possíveis retardatários.

Essas lembranças são detalhes, porém importantíssimos porque estabelecem sim a diferença entre trabalhos. Como regra geral, evidencia-se que, todo aquele que se dispõe ao trabalho mediúnico, deve estar imbuído do propósito de desenvolver um trabalho coletivo e nunca pessoal.

32 - A necessidade de um padrão moral tão enfatizado quer indicar que deva ser o médium alguém "santificado"?

Não. O médium não é uma pessoa diferente e nem deve afastar-se do mundo para exercer seu compromisso.

Justamente pelo entendimento que possui do que significa a bênção da faculdade em si, nesse presente momento da existência, será ele pessoa alegre, espontânea, natural, criatura normal que, na medida em que se esforça, mais e mais aprende a selecionar suas relações espirituais, aprimorando-se, tornando mais seguro o exercício da faculdade. O médium que se renova é aquele que se mantém em equilíbrio e procede no dia-a-dia dentro de ambiente espiritual de amor ao próximo. Em "O Livro dos Médiuns" 252, ensinam os Espíritos, que o esforço que se faz, a luta que o indivíduo envida para alcançar e manter tal campo é que atrai os bons Espíritos.

A medida que as mudanças vão acontecendo, de dentro para fora, lentamente vão decorrendo as experiências vitais, conscenciais, estabelecedoras das mudanças profundas, na visão íntima do mundo e da vida, a se refletir em escolhas, procedimentos, atitudes, ações, que espelham aquilo que está se processando na essência, no íntimo do ser.

33 - Qual a maior necessidade do médium?

Segundo Emmanuel em "O Consolador" 387, a primeira ou maior necessidade do médium, é antes de entregar-se às tarefas doutrinárias, evangelizar-se, pois sem isso, conviverá com inúmeros aspectos (personalismo, vaidades, melindres, etc.) que contarão pontos negativos em relação a si e ao trabalho que desenvolva.

Não podemos falar em Mediunidade sem lembrar Jesus, que vem ao mundo para despertar o homem ao trabalho da sua própria libertação em função da própria imortalidade. Chega sem qualquer prestígio material mas com magnitude moral. Imprime novos rumos à vida por dirigir-se acima de tudo ao Espírito. Transmitindo as ondas mentais das esferas de onde procedia e com as quais se mantinha unido, transita entre os homens, despertando-os para as energias da vida maior.

34 - Em síntese, o médium que desejar comunicações sérias do que não pode se esquecer?

Há que se lembrar que a condição básica para granjear a boa vontade dos bons Espíritos é a humildade, o devotamento, a abnegação e o mais absoluto desinteresse moral e material. O médium evangelizado, melhora espiritualmente e beneficia não somente a si mas, a tantos quantos o rodeiam. Assiduidade, perseverança, pontualidade, fidelidade a Jesus, a Kardec são compromissos do médium evangelizado.

"Força mediúnica sem Evangelho é fenômeno sem amor.

Força mediúnica sem Doutrina Espírita é fenômeno às cegas sem esclarecimento.

Força mediúnica com Espiritismo mas sem evangelização é realização incompleta.

Força mediúnica com Evangelho mais Espiritismo é penhor de vitória espiritual e valorização dos talentos divinos".

35 - Há perigos em se lidar com os Espíritos?

Não se pode contestar que não haja perigo aos imprudentes que sem estudo prévio, sem conhecimento, sem preparo e método se entreguem às investigações. Também àqueles que fazem do trato com o fenômeno passatempo, frívola diversão, sem dúvida atraem elementos não moralizados, oportunistas do mundo invisível, cujas influências fatalmente se farão sentir. Ainda aqueles que, inadvertidamente, inspirados pelos interesses materiais, sejam estes do teor que for, tornar-se-iam objeto de infinidade de mistificações, joguetes de Espíritos pérfidos, oportunistas, interesseiros ou frívolos, que lisonjeando suas inclinações, seduzindo com brilhantes promessas, captariam confiança, para depois tê-los em suas malhas.

Se há perigos, entretanto, não são eles específicos ao Espiritismo. Qualquer mecanismo que nos disponhamos a manipular sem a devida precaução e conhecimento, implica em perigo.

Aliás, reflete a Revista Espírita de 1858, não há uma só coisa que seja em si, boa ou má - o uso que se faz é que as torna boas ou más, perigosas ou não. Se quisermos proscrever da sociedade tudo quanto possa causar perigo, tudo quanto possa dar margem a abusos, praticamente pouca coisa restaria, mesmo aquelas consideradas de primeira necessidade como o fogo, uma faca, uma estrada de ferro, etc., etc.

Se analisarmos porém, que as vantagens compensam e superam os inconvenientes e que para lidar com os diferentes aspectos são necessários precauções, conhecimentos, aprendizagem, equilíbrio, bom senso, etc., certamente nos garantiremos contra inevitáveis perigos.

(Jornal Verdade e Luz Nº 170 de Março de 2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola deixe seu nome e cidade e e-mail para futuras resposta suas duvidas

Musicas de Umbanda

MAPA DE COMO CHEGAR A COMUNIDADE DE UMBANDA

Indicação de Livros Umbandistas

Indicação de Livros Umbandistas
Sandro da Costa Mattos

Obrigação a Oxum e Batizado 2009