quinta-feira, 2 de julho de 2009

PERGUNTAS E RESPOSTAS NA UMBANDA




Dona Zilméia de Moraes, filha de Zélio de Moraes, aos 94 anos, 2009.

PERGUNTAS E RESPOSTAS DE UMBANDA
POR Norberto Peixoto
FONTE: LIVRO A MISSÃO DA UMBANDA
ED. CONHECIMENTO
CURSO GRATUITO EM PORTO ALEGRE – RS
1) Por que as entidades de umbanda usam o fumo?
As folhas da planta chamada ” fumo” absorvem e comprimem em grande quantidade o prana vital enquanto estão em crescimento, cujo poder magnético é liberado através das golfadas de fumaça dadas pelo cachimbo ou charutos usados pelas entidades. Essa fumaça libera princípios ativos altamente benfeitores, desagregando as partículas densas do ambiente.

2) Por que as entidades usam ervas verdes?

Por que cada erva ( principalmente a arruda, o alecrim, a sálvia, o guiné, mangericão e a espada de Ogum) possuem agregados em sua vitalidade elementos astromagnéticos que desmagnetizam e desintegram elementos etéricos densos e negativos presentes na aura dos consulentes.

3) Por que se usa a queima de pólvora ou ” fundanga”?

Quando queimados os grânulos de pólvora explodem causando intenso deslocamento molecular do ar e do éter, desintegrando miasmas, placas, morbos psíquicos, ovóides astrais, aparelhos parasitas e outros recursos maléficos como campos de força densificados com matéria astral negativa, os quais não foram possíveis de ser desativados pela força mental dos Guias do espaço e o fluido ectoplasmático dos aparelhos mediunizados.

4) Por que dos pés descalços na umbanda?

Nos atendimentos os médiuns tornam-se os “para-raios” de muitas energias densas deixadas pelos socorridos. Somos fonte condutora de correntes elétricas e pelos pés descarregamos nosso excesso negativo. Solas emborrachadas bloqueiam esse fluxo.

5) Por que do uso de bebidas alcóolicas nos trabalhos de Umbanda?

Não há necessidade de ingestão de bebidas, mas seu uso externo se faz porque o álcool volatiza-se rápidamente, servindo como condensador energético para desintegrar miasmas pesados que ficam impregnados nas auras dos consulentes além de agir como elemento volátil de assepsia do ambiente.

6) Por que dos pontos cantados?

Os diversos pontos cantados na Umbanda estabelecem condições propícias para que os pensamentos dos espíritos se enfeixem nas ondas mentais dos médiuns. Cada vibração peculiar a um Orixá tem particularidades de cor, som, comprimentos e oscilação de ondas que permitem sua percepção pelos sensitivos da Umbanda. Uma vibração sonora específica cantado em conjunto, sustenta a egrégora para que os espíritos da linha correspondente ao Orixá se aproximem, criando e movimentando no éter e no astral formas e condensações energéticas símiles aos sítios vibracionais da natureza que “assentam” as energias, como se nelas estivessem presentes.

7) Porque a Umbanda não faz milagres?

Porque religião nenhuma o faz. Porque o milagre está dentro de você, meu irmão e se faz à medida que muda as tuas atitudes, reformula teus pensamentos e põe em prática tua fé no Criador. Se alguém te prometer o milagre, fuja! Ali está um caloteiro tentando te enganar.


Frei Gabriel Malagrida, uma das encarnações do Caboclo das Sete Encruzilhadas.

14 comentários:

  1. Meu querido amigo, aconteceu comigo algo inusitado. A família da minha noiva é da umbanda. Não frequentam terreiro e esporadicamente meu cunhado incorpora em CASA, o TRANCA RUA DAS SETE ENCRUZILHADAS. Pois bem, dia 21 de março de 2010, por volta das 21:00, cheguei na casa dos pais da minha noiva, pois estes ligaram para ela dizendo que o seu tranca rua queria falar com ela. Após entrar na casa, fui recebido com palavrões e gargalhadas do seu tranca rua. Em determinado momento, baixou na minha sogra o OMOLÚ que, juntamente com o TRANCA RUA que estava no meu cunhado, começaram a gritar e me agredir verbalmente alegando que minha mãe estaria fazendo trabalhos para levar minha noiva para o "buraco", sendo que minha mãe é católica e não mexe com trabalhos. Assim, por ser espírita KARDECISTA, resolvi retirar-me do recinto para não entrar em conflito com tais entidades, uma vez que as respeito. No entanto, no momento que me levantei e peguei minha carteira para ir embora - tudo estava acontecendo na sala da casa -, passei a ser AGREDIDO FISICAMENTE pelo tranca rua. Agressões essas que foram desde empurrões, peitadas e gravata no pescoço. Por sinal de respeito, resolvi ficar mas não vendo a hora de ir embora dali. As agressões físicas foram desnecessárias e tinham como objetivo me forçar a ouvir o que tinham para falar, sob pena de me passar o rabo. Insisti que queria sair dali e novamente fui agredido. Fui vítima dos crimes de cárcere privado e lesões corporais.
    Assim, gostaria de saber se a prática de violência física pelas entidades é comum? Se ele podia me passar o rabo como falou, pq então me agrediu fisicamente? E o fato das sessões acontecer sempre na sala da casa que é um ambiente familiar, é normal?
    Grato desde já.

    Leandro

    ResponderExcluir
  2. meu filho esto nao e umbanda e mem kardec, e mem religiao fazz isto , o que aconteceu e que estes pobre de espirito queriam falar e agir assim com vc, mas cade a coragem de fazer, deix de lado estas pessoas nao odiando nao ,mas amando e erespeitando orando por els, , com disse o mestre eles nao sabem que fazem boa noite meu irmao que a paz do senhor possa estar sempre com vc

    ResponderExcluir
  3. Olá Tudo bem ? sou Igor tenhu 13 anos sou um medium em desenvolvimento e quero saber Oque acontece quando uma guia estoura por uma entidade ?
    Obrigado deus o abençoe Axé ...

    ResponderExcluir
  4. Amanha dia 12/07 de 2010 as 08:00hs da manha, teremos uma entrevista na Rádio Tropical AM 1320 – Curitiba – Paraná, sobre UMBANDA. PAULO THARCICIO DA FUEP.Programa Carlos Simões das 07:00hs as 09:00hs de segunda a sexta feira.
    Pela web www.tropicalam1320.com.br/radio.html

    Curitiba- Paraná- Rádio Tropical AM 1320 (41) 3266 1320

    ResponderExcluir
  5. Amanha dia 12/07 de 2010 as 08:00hs da manha, teremos uma entrevista na Rádio Tropical AM 1320 – Curitiba – Paraná, sobre UMBANDA. PAULO THARCICIO DA FUEP.Programa Carlos Simões das 07:00hs as 09:00hs de segunda a sexta feira.
    Pela web www.tropicalam1320.com.br/radio.html

    Curitiba- Paraná- Rádio Tropical AM 1320 (41) 3266 1320

    ResponderExcluir
  6. oi !sou ione ,estou na umbanda ha uns 2 anos,sempre na assistencia,ontem 11 de setembro um caboclo me girou ,deu uma confusao na minha cabeça ,mas depois fiquei super bem... e agora o que pode acontecer?

    ResponderExcluir
  7. Amigo, é possível uma pessoa que não freqüenta terreiros receber entidades como exú e caboclo!

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria de saber se na umbanda, um triângulo com uma pena preta com pintinhas brancas pendurado no meio, como um pêndulo siagnifica algo. Foi colocado um objeto desses pendurado no teto de uma casa, bem embaixo de onde fica uma poltrona em que o dono dessa casa tem o hábito de ficar sentado.

    ResponderExcluir
  9. queria saber se para ser medium de umbanda:é só um banho de ervas com as comidas dos santos ou se deve comprar santos (assentamentos) tambem...

    ResponderExcluir
  10. Oi, sou a Tainá, tenho 16 anos. Eu tenho frequentado uma casa de umbanda a mais ou menos um ano. Sempre senti vibrações, mas, nesses últimos meses elas estão cada vez mais forte. Eu piso lá dentro e quando o trabalho começa eu já sinto as entidades se aproximando e começo a tremer... eu sempre deixo elas darem passagem e tal. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Simone,sou do Rio e meu e mail autologa@zipmail.com.br,nossa adorei este site esclarece coisas que nem sempre temos coragem de perguntar.

    ResponderExcluir
  12. A paz, meus irmaos de fé.Tenho uma duvida sobre os egus.Quando algum deles vem no pai de santo do terreiro e nao quer sair,e se irita,e começa a dar ordens...O que os outros mediuns devem fazer pra ajudar,alem da corrente ter uma preparaçao para isso e o proprio pai do centro.Mariacarol.19@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Anônimo disse...

    Amigo, é possível uma pessoa que não freqüenta terreiros receber entidades como exú e caboclo.
    Resposta:É sim amigo,eu tenho 19anos estou na umbanda des dos meus 16, no meu caso eu não recebi antes de ser umbandista mais sentia a presença deles sempre que ia em centro espiritas e as vezes até em casa msm.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde,
    Primeiramente parabens pelo belo trabalho que os irmãos vem fazendo pela nossa umbanda.

    Queria saber o significado:
    Ja sonhei 2x que estou incorporando queria saber oque significa??

    Frequento a umbanda tomo passes,vou ao terreiro fiz trabalho de deitamento recentemente.
    mais não faço parte das giras.
    Meu email: robertolopesnobre@hotmail.com

    Aguardo.
    Axé a todos.

    ResponderExcluir

Ola deixe seu nome e cidade e e-mail para futuras resposta suas duvidas

Musicas de Umbanda

MAPA DE COMO CHEGAR A COMUNIDADE DE UMBANDA

Indicação de Livros Umbandistas

Indicação de Livros Umbandistas
Sandro da Costa Mattos

Obrigação a Oxum e Batizado 2009