domingo, 23 de agosto de 2009

MEDIUNIDADE, ONDE ESTÁS?




ESTADO ATIVO, ATUANTE, ESTÁS EM BEM POUCOS DE NÓS..."
A mediunidade na Lei de Umbanda é uma faculdade que, dizem, é comum a todos em maior ou em menor intensidade, ou melhor, em estado passivo, ela esta em todos nós e em estado ativo em número muito reduzido de pessoas.
Mas, esta assertativa tem sido tão mal interpretada, como também o são estudos que propagaram das conclusões tiradas sobre seus "efeitos", ou seja, da exteriorização desta mediunidade através de suas manifestações.
Que estudaram mais a parte "visível e externa"destas manifestações pela maneira como se apresentam nos médiuns,pode ser constatada na farta literatura existente.E estes estudos, que são mais um belo corpo de doutrina, foram transformados em ensinamentos básicos e práticos, faltando, entretanto, terem posto em relevo, para mais precisa orientação, como esta mediunidade atua e se precipitam "certas causas" em seu "mecanismo de fixação e ligação" nas partes psíquicas, sensorial e motora dos aparelhos em qualquer uma das suas modalidades.
Sabendo-se que a modalidade de comunicação que se firma com mais intensidade na Umbanda, pela confiança que impõe e que qualificamos de "mecânica de incorporação".
Esta mecânica entrosa duas fases:
1) FASE INCONSCIENTE - em que o corpo astral do médium cede "in totum" a direção da máquina física a uma Entidade afim.
Façamos, então, uma imagem comparativa: esta fase é representada pelo chofer que cede seu lugar a outro, confiando-lhe a direção do carro e em absoluto seu subconsciente interfere na ação deste, desde o início até o fim ( na mediunidade: manifestação e transmissão), em atitude estritamente passiva e de confiança integral no chofer, ficando completamente "dirigido".
2) FASE SEMI-CONSCIENTE - em que o corpo astral do médium cede parcialmente a direção de sua máquina física a uma Entidade afim.
Na mesma imagem comparativa: é a situação em que o chofer cede seu lugar, mas, como que "receoso", conserva a mão esquerda na direção, como que para impedir, em tempo útil, qualquer falha, mas obedecendo aos movimentos que o outro executa no volante. Fica "semidirigido".
Apenas o subconsciente sabe, mais ou menos, o que se passa, mas não tem força direta para interferir na transmissão da Entidade, e em geral, depois do transe ou conserva uma lembrança confusa do ocorrido, ou nem ao menos isso.
Estes fatos acontecem quando uma pessoa tem REALMENTE o Dom, na mecânica de incorporação.
Mas não devemos confundir essas duas variantes de uma qualidade, com a de IRRADIAÇÃO INTUITIVA, que transformaram por ignorância ou conveniênicia ou mesmo por sugestão, em puro animismo, quando alimentam criaturas inexperientes nessas lídes com o ilusório título de "médiuns conscientes".
Vejamos então, para melhor compreender nossa dissertação, por onde atuam as Entidades, num aparelho de incorporação:
1) NA PARTE PSÍQUICA, quando transforma os caracteres mentais próprios do médium, pela conversação, inteligência, conceitos e pelo alcance incomum de casos e coisas.
2) NA PARTE SENSORIAL, quando ,por intermédio do corpo astral, atua diretamente no cérebro para coordenar o psiquísmo.
3) NA PARTE MOTORA, quando domina o corpo físico pelos braços, pernas e demais movimentos de quaisquer órgãos dos quais quer servir- se.Estas características imperam no chamado, erroneamente, médium consciente ou mais acertadamente, no médium de Irradiação Intuitiva? NÃO.
Neste caso, as partes psíquicas e motora ficam, incólumes: Apenas a sensorial, pelo cérebro como órgão interior, imanta o corpo astral certa sensação que põe o mental em receptividade às instruções. O aparelho, nesta qualidade, nem é dirigido nem semidirigido. Fica apenas irradiado pelas vibrações afins de uma Entidade que achando seu mental em harmonia, flui nele sua inteligência, e ele, aparelho,livre e desembaraçado, sem a menor alteração em sua parte motora, com todo controle do psíquismo, consientemente transmite tal como um radiotelegrafista quando recebe a mensagem.

fonte:http://fotolog.terra.com.br/balu_omodegunte:197

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola deixe seu nome e cidade e e-mail para futuras resposta suas duvidas

Musicas de Umbanda

MAPA DE COMO CHEGAR A COMUNIDADE DE UMBANDA

Indicação de Livros Umbandistas

Indicação de Livros Umbandistas
Sandro da Costa Mattos

Obrigação a Oxum e Batizado 2009