domingo, 30 de agosto de 2009

QUEM É MARIA NAVALHA







Diário da Bhoemia – Capitulo 2 – Maria Navalha

Alguns diziam que ela era mulher de vida fácil, porém ela sempre trabalhou muito para sustentar seu irmão doente mental. Trabalhou no cais, nos mais diversos bares, botecos e Bin bocas que já existiu lá fez fama pelo seu temperamento rude e de difícil amizade, talvez, por sua vida humilde.

Logo após nascer seu irmão houve complicações com o parto, vindo a falecer a Mãe, uma mulher doce e dedicada aos seus filhos e marido. O Pai, um militar muito severo, não conformado, rejeita o próprio filho e foi aí que Maria Regina das Dores, mais tarde chamada de Maria Navalha, se pôs: entre o Pai martirizado pela morte de sua amada e um filho que apresentava uma deficiência mental. Tudo isso a coagiu para uma vida de sofrimentos e angústias. Logo depois, o pai também se foi. Morreu de tristeza, pois não suportou a partida de tão doce mulher.

Após seu falecimento, eles tiveram que se mudar para um lugar muito humilde. Então, Maria Navalha, com seus 14 anos, começa entender que a vida para as mulheres na década de 50 não era tão fácil assim.

Trabalhou em casa de família, mas seu jeito meigo logo atraia os olhares maliciosos de Patrões sedentos de desejos e foi por um deles que ela acabou deixando-se seduzir. Com esse patrão, ela compartilhou 10 anos de sua vida, até que um dia ele se foi sem deixar nenhuma notícia. Ela que sempre foi contra a dependência, logo naquele momento voltava para a rua da amargura com seu irmão que sempre estava ao seu lado. Seu desvio mental em nada comprometia o carinho e afeto de irmão e amigo que ela sentia. Foram muitas as noites que ela se pegou chorando, sem ter o que comer, com fome e frio na rua. Até que um dia se mudaram para o porto, de onde sigo com minha história.

Não demorou e logo arrumou um emprego de garçonete em um prostíbulo. Ela era tão assediada que as meninas que ali ganhavam sua vida vendendo seu corpo se incomodavam com aquela bela jovem que agora já tinha seus 25 anos.



Em meio as várias pessoas que ali freqüentavam, apareceu, um homem negro, bem trajado, de terno de linho branco e com uma gravata vermelha que deixava um ar de conquistador. Ele, então, pediu uma bebida: “me da uma Bhrama de meia minha querida” - disse aquele homem que tremia os olhares enquanto esperava. Em seguida, sacou de seu bolso um baralho com que ficou a cartear em cima da mesa provocando o olhar de muitos ali naquele local. Não demorou muito, chegou o primeiro querendo saber o que mais do que boa pinta o nobre negro vestido tinha a oferecer. Então, ele tirou seu relógio e disse: “tenho isso”. Era um relógio ainda de corrente, muito bonito por sinal. E foi só com isso que ele depenou os pobres freqüentadores do local. Entre uma rodada e outra, seu olhar se virava para a Maria, doce, bela e bonita e ela correspondia com um sorriso de deboche, ao acabar com quase todos ali presentes e com o bolso cheio de “pataco” ele se levantou, como se é de costume e pediu uma Parati (pinga) para finalizar sua noite. Ele nunca passava das 03:00 da manha. Eram ordens expressas de uma vidente. Então, tomou a Pitu, uma pinga que lhe dava ânimo para chegar a sua morada. Antes de sair, agradeceu à Maria e se foi.

Após algumas horas de sua partida, Maria, cansada por mais um dia de exaustivo trabalho, também foi se embora e ao passar por uma viela escura, um caminho mais curto, próximo a Av. Mem de Sá, se deparou com duas pessoas suspeitas, que tinham um olhar de maldade e cobiça. Nisso, ela apressou seus passos na tentativa de despistar aqueles homens estranhos. Quando ela sem esperar, outro homem a cerca entre as vielas, segura a em seu braço e lhe diz: “olá, bela moça. Vejo que me viu perder tudo que tinha nos bolsos para aquele homem de terno e não quero mais perder, pelo menos quero você agora como uma recompensa pelo pataco perdido. Também vi que dava risada da minha má sorte ao lado daquele negro malandro!”.



Nesse instante, ela correu em direção ao outro lado da viela e lá estavam os dois que a estavam perseguindo. Sentindo–se sem salvação, começou a pedir para São Jorge, seu santo de devoção a quem sempre teve um grande carinho e fé, para que a socorresse. Como em um passe de mágica, mais do que depressa, veio aquele negro todo engomado, cheio de passos bonitos até pra andar e disse: “Boa noite seu moço, você diz que me conhece, tem razão de me conhecer, eu nasci de madrugada antes do dia amanhecer”.

Em seguida, retirou do bolso da sua calça, uma navalha e como se fosse cortar um papel perfura o rosto do perdedor inconformado, que logo sai todo molhado com seu próprio sangue ruim e cheio de ódio. Os dois, mais do que depressa, também resolvem se retirar por medo ou por simplesmente vontade de não estar ali naquele nevoeiro que aumentava cada vez mais, fazendo o pavor crescer ainda mais.

Ao se virar, Maria percebeu que a roupa branca do nego malandro estava cheia de sangue, resultado do corte do inimigo que tentara incomodar a bela mulher. Então, num intuito de agradecer ao seu belo herói, ela o convidou para que ele fosse pelo menos amenizar as manchas que estivera em sua nobre roupa e eles, assim, foram conversando, dando muitas risadas e ela cada vez mais seduzida e ele cheio de chamego pela bela moça.

Ao chegar, ele retirou o paletó e ela começou a lavá-lo. Em seguida, deixou-o secar um pouco, porém, não houve sucesso na retirada de toda a mancha e eles começaram a beber.

Ela tinha, não se sabe porquê, uma garrafa de coquinho que serviu a si e ao herói. Ele, cada vez mais sedutor, fazia-a dar altas risadas enquanto o irmão dela roncava em sono pesado, sem imaginar que tinha visita.

De tanto beber, ela acabou adormecendo e ao acordar sentiu algo diferente em si mesma, como se estivesse mais ousada, mais capaz, mas forte. Ao se levantar, o belo homem já tinha ido sem deixar rastro, apenas um bilhete e a navalha em cima como apoio. No bilhete, ele dizia:


“Obrigado por confiar em mim. Essa navalha nos une para todo o sempre e com ela vais cortar a injustiça, a maldade e a mentira. Saiba usar porque seu fio de corte está ligado diretamente ao seu coração saiba separar os bons dos maus e eu estarei sempre ao seu lado”.




Seu olho se encheu de água com a partida do seu eterno herói, sem nem ao menos um beijo de despedida, nada, apenas aquela navalha. Logo ela que demorou tanto para se simpatizar com outro homem, mal isso tinha acontecido e já houve a separação.

Conforme ele disse, ela fez. Sempre que precisava de ajuda, a navalha a ajudava, tanto que os homens e pessoas ruins a apelidaram de Maria Navalha. Não havia quem a não conhecia.

Logo que a vida começou a melhorar, ela comprou um chapéu Panamá de fita vermelha igual ao do seu amado e usava sempre para todo lado que ia. Às vezes, achavam que ela gostava de mulheres, pois fazia uma cara de mau e brigava como um homem, mas na verdade ela sempre esperava um dia poder reencontrar seu grande amor.



“Quem foi que disse que mulher não briga bem
Quem foi que disse que mulher tem que chorar
Eu firmo meu ponto na folha da Marambaia
Corto demanda na Umbanda
Me chamam Maria Navalha"



Charles de Paiva
diario da Bhoemia - comunidade de umbanda todos os direitos reservados

41 comentários:

  1. Nossa adorei o texto explicativo da malandra maria navalha é lindo...obrigada por vcs não se limitarem a falar só dos malandros é muito dificil achar site com uma qualidade tâo boa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo recado achamos que todos os guias tem que ter seu espaço de divulgação

    um grande axé

    ResponderExcluir
  3. adorei a histori ler a historia dessa maladra que amod e paixao a tempos que a procuroe nao acho mt obrigado por postar

    ResponderExcluir
  4. o que queremos é sempre abrir as portas dos misterios da umbanda para todos que procuram informação

    ResponderExcluir
  5. GOSTARIA DE SABER A PROCEDÊNCIA DO TEXTO. SERÁ A MESMA HISTÓRIA PARA DIVERSAS MARIAS NAVALHA E M DIFERENTES COROAS? OU VARIA?

    ResponderExcluir
  6. Ola eu recebi mediunicamente esse texto não posso afirmar que é a mesma historia para todas porem acredito que elas se identificam muito que esse texto cada espírito tem uma historia de vida e com o tempo e muita paciência elas nos mostra diante dos olhos dai é so passar para o papel e divulgar

    Pai Charles

    ResponderExcluir
  7. Ola adorei a historia dessa malandra pela qual tenho um carinho muitoo grande!!! ah muito tempo procuro historias que falam dela mias nunca encontrei!!!!

    ResponderExcluir
  8. fiquei muito feliz de poder ler esse texto esse texto fez eu entender um pouco desta grande mulher que hoje se encontra no plano espiritual que Deus te abençoe que voçe possa senpre nos presentia com texto como este E SALVE MARIA NAVALHA!!!!!

    ResponderExcluir
  9. eu amei a história! Minha cunhada trabalha com a Maria Navalha e eu com o Joãozinho Navalha. Eu queria saber se o dono desta página pode postar alguma coisa sobre este malandrinho que adora água suja(cocacola) com pinga. Este menininho com que eu trabalho, dele nada eu sei. meu msn é: lcinhagatinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. adorei saber sobre esta malandra,pois tudo que tenho abaixo de oxala foi ela quem me deu e me da,quem trabalha com ela se identifica muito com este texto eu estou impressionada como as carecteristicas sao parecidas eu agradeço a ela por fazer parte da minha vida espiritual SALVA A MALANDRAGEM, SALVE MARIA NAVALHA

    ResponderExcluir
  11. eu ameii a essa historia ate por que ela e minha bombajira de primeira e eu amoo muiito ela e sempre irei ama_la essa historia e linda sou anne karolline filha de oya nare comfirmada por oya bale e filha de maria navalha

    ResponderExcluir
  12. Oi! trabalho com a mestra maria navalha, e gostaria de saber ponto cantado. Aproveito a oportunidade para agradecer o encanto de sua História que aqui foi colocado! um forte abraço e que Oxalá nos abençõe!

    ResponderExcluir
  13. Adorei essa história é muito boa eu adorei pois eu trabalho com Maria Navalha

    ResponderExcluir
  14. Olá meu nome é Luana e eu tb Trabalho c/ a Maria Navalha e eu amo mto está mulher q me acompanha.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,
    Descobri a pouco tempo que sou médium da Maria Navalha e aos poucos estou conhecendo melhor a história dessa mulher e estou apaixonada por ela e pela sua história de vida, foi uma guerreira!! Gostaria de saber pontos cantados, tipo de roupa e bebidas, enfim quero mais informações sobre ela. Meu e-mail é sgomes_adm@hotmail.com, desde já agradeço a atenção!
    Muito axé,

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Tenho raízes na mediunidade herança de família, mas estou aprendendo e me aprofundando agora , depois que meus orixás começaram a aparecer em meus sonhos e comecei a sentir "coisas estranhas", soube recentemente que sou médium da Maria Navalha. Adorei saber sua história saber que foi uma grnade guerreira! Queria saber mais informações sobre ela. Ela disse mais ou menos que sua roupa é uma blusa listrada vermelha e branca e saia vermelha e em sua cartola uma rosa presa á sua fita vermelha. Qual Maria Navalha será ela??? Axé.

    ResponderExcluir
  17. adorei saber um pouco da vida dessa malandra na qual tenho maior respeito e afeto.
    tenho a mediunidade da Maria navalha e gostaria de saber mais como: tipo de bebida,
    vestimentas e pontos.
    mande para meu email;milaponpyy@hotmail.com
    Fabiana Simone ,moro no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  18. Ola, fiquei feliz de conhecer a história desta malandra que trabalho e nada conhecia. Flavia - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  19. mechamo daniele adoro todos eles, eu tenho muito amor portodos,des de criança gue eles me atraem. hoge temho 26 anos,vouta e meia estou a adimira-los,sao todas limdas. os orixas sao maravilhososs.uma ves eu ha vi sem saber gue era ela,limda,muito limda.e sem saber gue ela trabalha comigo,figuei passada guamdo soube.amo eles de verdade.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde!
    Me impressionei muito com a qualidade desse texto! E percebi que ele é entitulado como Capitulo 2, do diario da Boemia....
    Não consegui encontrar no site, alguma orientação sobre outros texto....
    Pode me ajudar?? Desde já, obrigada.
    Diane Nascimento
    Meu contato: diane.naila@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. ola adorei a historia da Maria na valha que li hoje brigada por espricar mais upouca da vida dela para tos nós á pouco descubrir que é ela que mi acopanha!:larissagatona28@hotmail espero saber mais arespeito dela obrigado!

    ResponderExcluir
  22. adorei a historiada navalha,eu adoro ela ,ela é uma lebara das boas eu trabalho com ela mais de dois anos,ela é boa mais tambem muito ruim já apanhei muito dela ao mesmo tempo que ela dá ela tira. obrigada
    sou da tenda do cabloclo girassol

    ResponderExcluir
  23. por faor quero entender melhor studo sobre esa mulher que é dificil de entender ela e dona dos meus caminhos e ela pega a minha cabeça pra mi m e tudo novo mas preciso de ajuda pois ela nunca contou a historia dela esa historia se enquadra pra ela tbm ou isso vareia por favor me respondom preciso de ajuda
    angel-klient@bol.com.br
    angel-klient@hotmail.com
    por favor ñ esqueçam vou aguardar retorno beijos!!

    ResponderExcluir
  24. Não imaginava que a vida da Maria navalha havia sido tão difícil.

    ResponderExcluir
  25. muito tenho procurado por coisas relacionadas a esta linda e magestosa senhora.adorei o texto chegando a me emocionar, me fez entender muitas coisas, trabalho com "dona maria navalha" é assim que a chamo,gostaria de saber como é sua vestimenta,cor e estilo,bebida,ponto cantado e riscado e tudo mais que puder me informar, meu e-mail: sandrarsb@bol.com.br, grata desde já estou no aguardo,SALVE DONA MARIA NAVALHA!!!

    ResponderExcluir
  26. adorei ler historia dessa mulher pois ele é minha mestra de jurema a qual a amo muito e quero saber mais .

    ResponderExcluir
  27. ola me chamo felipe e sou filho de maria malandra
    maria navalha é a mesma coisa de maria malandra ou maria malandra é outra malandra
    voce sabe algo sobre maria malandra?
    fepelipinhopo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. OLA ME CHAMO ANA LUCIA ESOU FILHA DE MARIA NAVALHA DO CMITERIO VC SABE ALGO SOBRE MARIA NAVALHA DO CEMITERIO/ SOU DO RJ ANA.LUCIA224@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de saber em qual linha q ela trabalha, linha das aguas, Iemanja, Ogum.....??

    ResponderExcluir
  30. Adorei conhecer essa historiia ..
    afinal Maria Navalha e minha amada madrinha

    ResponderExcluir
  31. adorei a história de maria navalha, realmente ela é magnifica e vencedora pois tenha uma maria navalha onde ela mudou completamente a minha vida ,sou querreira e batalhadoa e tenho muita fé nela ,laroê maria navalha , eu ñ abando nunca
    é a minha amiga de fé e felicidade de tds de minha família obg por vc existir sempre comigo

    ResponderExcluir
  32. adorei a história dessa guerreira bombogira que me acompanha desde os meus 13 anos,meu nome é cléia de oya
    pretinha.a.b.c@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá! Está maravilhoso o Blog!!!
    Parabéns...
    Estou estudando sobre a linha da esquerda e Boêmia... (Pontos riscados), gostaria de saber se por acaso o Sr. teria o ponto riscado dessa linda Malandra Maria Navalha, procuro a muito tempo, já achei de alguns Exus e Pomba giras que precisava e do Sr. Pilintra também... só falta essa malandrinha... Se o Sr. puder me ajudar e enviar por e-mail, ficarei grata!
    Axé e muita luz em seus caminhos!
    Renata.
    renatahaalves@hotmail.com (E-mail)

    ResponderExcluir
  34. me apaixonei por ela. adorei saber a história

    ResponderExcluir
  35. queria sabe mas sober ela este homen que apareceu gostaria que ele aparecese para mi e uma hestoria muito linda e sofrida meu e-mail e sandraflorbela@yahoo.com .br gostaria de sabe maS

    ResponderExcluir
  36. oi a maria navalha é uma baina uma malandra ou uma pomba gira

    ResponderExcluir
  37. adorei a historia da moça da minha mãe maria navalha meu nome é alexandra sores da silva moro no mundel são gonçalo vista alegre só tenho 11 anos mais sou cambonia de ;zé malandro da estrada,maria das sete navalha,tranca rua do cruzeiro das almas,maria mulambo das sete encruzilhada,aleijadinho do jardim,vôvô do cativeiro,caboclo das sete flechas,maria das sete catatumba,etc... em fim tem mais mais fasso questão de mostrar o quanto eu adoro MARIA NAVALHA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!laroê exú salve a malandragem

    ResponderExcluir
  38. adorei o texto!!!!!!!
    mais eu gostaria de saber se voces podem me enformar aonde eu compro uma imagem da malandra maria navalha??
    meu email é: maira-svp@hotmail.com
    se puderem me ajudar eu agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  39. Amei , texto lindo história linda....bem explicativo!

    ResponderExcluir
  40. Gostaria MUITO de informações de onde posso encontrar imagem da Dona Maria Navalha.
    meu email é ferchiquinha@hotmail.com

    obrigada desde ja.
    :)

    ResponderExcluir

Ola deixe seu nome e cidade e e-mail para futuras resposta suas duvidas

Musicas de Umbanda

MAPA DE COMO CHEGAR A COMUNIDADE DE UMBANDA

Indicação de Livros Umbandistas

Indicação de Livros Umbandistas
Sandro da Costa Mattos

Obrigação a Oxum e Batizado 2009